Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Carregamento de andante

António Luis Caetano Pereira
António Pereira apresentou a reclamação
25 de março 2018

Não sendo um utilizador assíduo do andante, tenho sempre um para uma eventualidade pois trabalhando em Esmoriz por vezes sou deslocado para o Porto temporariamente ( 1/2 semanas) e uso os transportes públicos (autocarro / metro ). Acontece que o ano passado carreguei com 5 viagens (6.00€), em 13-07-2017. Acontece que quando fui usar as viagens a mesma não se era válida pelo facto de terem alterado os bilhetes andante. Na tentativa de fazer a transição do antigo para o novo, o mesmo não foi possível, por dizem ter sido atempadamente informado da alteração e não conseguirem por falta de registos efectuar a transição. Em suma nem transporte do antigo para o novo nem restituição do dinheiro.
Questiono :
sendo assim então porque permitiu o carregamento do andante antigo .
Reclamei para o apoio ao cliente tendo a resposta em 07/09/2017 com os prazos e informações que dizem ter sido dadas.

Data de ocorrência: 25 de março 2018
Andante
26 de março 2018
Exmo. Sr. António Luís Pereira,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante, tendo sido registada com o número interno 68290, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, tal como já foi explicado a V. Exa. na anterior exposição por si referida, a campanha de troca dos cartões Andante para a nova imagem teve início a 16 de janeiro de 2017, tendo sido atribuídos os seguintes prazos para efetuar a troca:

· Cartões Andante em papel – até 16 de julho de 2017 (6 meses);
· Cartões Andante em PVC – até 16 de janeiro de 2018 (12 meses).

Todas as informações relativas à campanha de troca foram anunciadas ainda antes de se iniciar o período de troca, e ao longo dos 6 meses (no caso dos cartões em papel), através de brochuras distribuídas ao público, cartazes , redes sociais, meios de comunicação social, páginas oficiais da Linhandante e dos Operadores de Transporte e nos mupis da Câmara Municipal do Porto. Em particular salientamos que foram afixados cartazes em todas as estações da MP e CP, bem como em todos os veículos do Metro, STCP e CP. Aliás, à medida que se aproximava a data limite para a troca dos cartões em papel, foi intensificada a divulgação de informação, nomeadamente através do cartaz apresentado em anexo, de modo a que todos os Clientes que ainda não tivessem trocado os seus cartões, o fizessem antes de terminar o prazo.

Além das lojas Andante e bilheteiras CP com atendimento Andante, também os Agentes Pagaqui colaboraram no processo de troca dos cartões de papel. Assim, foi providenciada uma rede alargada de locais para a substituição dos cartões, de modo a tornar todo o processo mais fácil, cómodo e rápido.

Mais informamos que os cartões Andante azuis com antiga imagem apenas expiraram em 16 de julho de 2017, embora a sua comercialização tenha terminado aquando do início da campanha de troca em 16 de janeiro de 2017, pelo que tanto os carregamentos como a sua utilização foi possível durante esse tempo. Daí a razão de V. Exa. ter conseguido carregar o seu cartão Andante a 13 de julho de 2017.

Desta forma, consideramos que foram prestadas as informações necessárias aos nossos Clientes, através todos os canais disponíveis. Lamentamos, mas, tendo sido ultrapassado o prazo de troca, não será possível aceder ao pedido de V. Exa., pelo que tanto os cartões em papel antigos, como as respetivas viagens, já se encontram expirados.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante
Esta resposta tem um anexo privado
António Luis Caetano Pereira
António Pereira avaliou a marca
26 de setembro 2018

A resposta continua a não satisfazer e o portal da queixa, apenas divulgou o caso, não tendo qualquer acção para que fosse dada razão ou não à minha reclamação. A resposta que recebi foi igual à resposta da reclamação que fiz diretamente ao andante. Como tal não acrescentou nada.