Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Cartão sempre fora de validade

João Francisco Raposo Leite
João Leite apresentou a reclamação
2 de dezembro 2019
Utilizo o metro de vez enquanto, tenho o cuidado de guardar sempre o cartão para futuras viagens par não ter que andar sempre a comprar novo cartão, infelizmente todas as vezes que vou carregar o cartão (viagem para o aeroporto, que é quando utilizo o metro), não consigo carregar porque dá a informação de "FORA DE VALIDADE",.
Já tenho 4 cartões com o mesmo problema,( fora os que já deitei fora), o que não está certo todas as vezes que quero viajar tenho que adquirir um novo cartão.
Espero que me seja devolvido o valor de todos os cartões que comprei utilizado uma vez ou duas, depois ficando sem validade.
Data de ocorrência: 2 de dezembro 2019
Andante
3 de dezembro 2019
Exmo. Sr. João Leite,

Agradecemos a sua exposição, rececionada na Linhandante com número interno 85909, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que os cartões Andante em papel possuem o prazo de validade de 1 ano sendo ainda disponibilizado o ano seguinte (+ 12 meses) para utilizar os títulos em saldo, caso ainda não o tenha feito. Assim, se o cliente possuir cartões expirados sem saldo, terá que adquirir novos suportes para viajar. Devido às suas características físicas, não é possível a impressão da validade no suporte Andante, embora a mesma se encontre registada no chip do cartão, pelo que poderá ser consultada em qualquer Loja Andante, bilheteira CP com venda Andante e nas Máquinas de Venda Automática instaladas em estações Metro do Porto e CP – Comboios de Portugal com serviço Andante.

Esta informação está integrada nas Condições de Utilização Andante, disponíveis em todos as Lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante, Máquinas de Venda Automática Metro do Porto e CP com serviço Andante, bem como no site www.linhandante.com. Relembramos ainda que relembrar que os prazos de validade dos novos cartões foram difundidos durante o período de implementação destes novos suportes.

Esclarecemos também que, no caso dos cartões Andante em papel, se o fim da validade do cartão se aproximar e ainda não tiver esgotado a totalidade de títulos existentes, o TIP – Transportes Intermodais do Porto possibilita a transferência dessas viagens para um novo cartão, pago pelo cliente. Contudo, se o período de 2 anos for ultrapassado, o cartão expira definitivamente, assim como qualquer saldo que aí permaneça.

Gostaríamos de salientar que dois dos quatro cartões apresentados correspondem a suportes Andante em papel com antiga imagem (Maestro), descontinuados em 2017 após uma campanha de troca gratuita com a duração de 6 meses. Também estes cartões, e possíveis títulos que pudessem conter, se encontram definitivamente expirados.

Face ao apresentado, como foi ultrapassado o prazo de troca dos cartões Andante com antiga imagem e, com base no descrito por V. Exa., os cartões mais recentes já foram emitidos há mais de 24 meses, não será possível aceder a qualquer devolução de títulos ocasionais ou montante dos suportes em papel.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante
João Leite
12 de dezembro 2020
Como sempre o poder absluto
João Francisco Raposo Leite
João Leite avaliou a marca
24 de junho 2021

Infelizmente a marca nunca assume a responsabilidade, como publica tem sempre a força do seu lado...fico triste.