Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Destratamento da funcionária

Danny C. Moraes
Danny Moraes apresentou a reclamação
1 de outubro 2020
Boa noite, venho por este meio antes mesmo de amanhã (dia 02/10/2020) apresentar queixa no livros de reclamações na Loja Andante do Hospital São João, onde hoje(01/01/2020) e minha companheira fomos atualizar o passe. No caso ela atualizar, e eu que estou a viver no Porto a 1 mês fazer o meu.
Estivemos lá à espera desde as 9:35 da manhã até as 13 e tal.
Onde uma das atendentes, na qual irei referir assim que ser contactada.
Destratou de uma forma ridícula minha companheira, mencionando indiretamente até mesmo que ela não havia dinheiro ou que era burra. Obviamente não com palavras explícitas.
A jovem que era demasiado rude com todos os clientes, não sabia explicar absolutamente nada, partindo sempre para a arrogância e ironia para seus clientes.
Minha companheira no caso, que tentou atualizar o passe através do IRS para ter direito a todas as zonas por 30€ foi destratada, e acima de tudo tinha todos os papéis requeridos nos quais a VOSSA funcionária MAL OLHOU e em tom rude disse que não tinha os papéis necessários.
Amanhã irei fazer queixa a Loja, pois ela tinha direito ao passe sub23. Tinha todos os documentos no qual vossa funcionária não quis OLHAR nem lhe de deu oportunidade para mostrar e pagou 40€.
Isso é ridículo.
E ainda mais por perceber A sua atitude era derivada a nacionalidade da minha companheira( digo isso porque o rapaz anterior também era estrangeiro e foi tratado de igual maneira).
A queixa vai ser feito.
Data de ocorrência: 1 de outubro 2020
Andante
9 de outubro 2020
Exmo. Sr. Danny Moraes,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 89782, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, lamentamos naturalmente qualquer incómodo relacionado com o tempo de espera em loja, pois, apesar de todo o reforço planeado e efetuado nas Lojas Andante, quer em número de funcionários quer em horário de funcionamento, nem sempre é possível diminuir as filas como seria desejável, sobretudo em período de início/final de mês, devido à maior afluência de clientes a estes estabelecimentos, o que conduz naturalmente a um maior período de espera para atendimento.

Acresce salientar que, aliado à habitual afluência no período suprarreferido, o início do novo ano letivo 2020/21 causou um aumento excecional de clientes nas Lojas Andante, com os jovens a pretender efetuar a renovação dos seus perfis de estudante (processo realizável desde 01/07/2020), o que conduziu naturalmente a maiores constrangimentos na capacidade de atendimento dos nossos estabelecimentos. Mais informamos que, devido às recomendações da DGS, apenas é permitida a presença de um cliente por posto, salvo situações envolvendo menores de idade, devendo quaisquer acompanhantes aguardar no exterior da loja.

Quanto ao atendimento em si, foi possível verificar que a companheira de V. Exa. não se fazia acompanhar pela declaração oficial Sub23 – documento obrigatório (mais informações em: https://www.linhandante.com/noticias-det.asp?noticiaid=167) – nem terá referido ser estudante do Ensino Superior. No entanto, estando a decorrer o período de renovação de assinaturas para estudantes, a Agente de venda tomou a iniciativa de questionar se a sua companheira se encontrava a estudar, de modo a informá-la corretamente.

Por sua vez, verificámos que a companheira de V. Exa. apenas tinha em sua posse o Modelo 3 da declaração de IRS, pelo que também não dispunha de todos os documentos necessários à adesão ao perfil Social+ Famílias, sendo estes: cópias e originais da declaração de IRS (Modelo 3) e Nota de Liquidação de IRS, ambas do ano fiscal de 2019; apresentação do documento de identificação civil e Número de Identificação fiscal; e preenchimento do Requerimento de Assinatura Social+ (https://www.linhandante.com/noticias-det.asp?noticiaid=71). Assim, a única hipótese imediata seria a aquisição de uma assinatura normal no valor de 40 EUR, algo que acabou por ser solicitado pela sua companheira.

Face ao descrito, consideramos que a Agente de venda seguiu o procedimento estabelecido ao indicar que não seria possível atribuir os perfis Sub23 e Social+ Famílias devido à falta de documentação. Devemos também esclarecer que o TIP – Transportes Intermodais do Porto mantém um elevado grau de exigência quanto ao profissionalismo de todos os Agentes de vendas, pelo que serão reforçadas as orientações no sentido de prestar um atendimento cordial aos nossos clientes.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante
Danny C. Moraes
Danny Moraes avaliou a marca
11 de julho 2022

Qualquer um pode ser preconceituoso e racista.