Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Impossível ser reembolsado ?

Mario Ferreira apresentou a reclamação
25 de setembro 2017

Na passada sexta feira dia 22.SET.17, comprei antecipadamente 2 titulos de transporte Z4 inscritos no titulo andante n.º 126 0679 8447 1685 U na maquina em Modivas Centro.
A máquina cobrou-me 14,10€ e da nota de 20€ introduzida para pagamento, devolveu-me 5,90€, o que estranhei de imediato, já que o que eu pretendia era deslocar-me a uma entrevista de trabalho no Porto às 16h e voltar à minha residência, algumas pessoas no cais disseram-me que não podia ser e que fosse à loja andante para corrigir o problema (devo sublinhar que não sou utilizador frequente do metro).
Assim fiz e desloquei-me à loja andante da Trindade aonde após espera prolongada fui atendido e pediram-me o titulo de transporte para fazer a leitura e informaram-me que estava tudo certo, já que o titulo adquirido era de 24h. Expliquei que o que eu pretendia era um titulo que me desse direito a viajar de Modivas Centro ao Porto e retornar após entrevista de trabalho do Porto a Modivas Centro.
Disseram-me que não podiam fazer nada e que a culpa era minha!
Expliquei que mesmo que o erro fosse da minha parte, o que solicitava era que como em todas as situações de erro e sobretudo nas empresas, o importante não era cometê-lo mas sim evitar que o erro não se repetisse, e portanto o que solicitava era que me inscrevessem no cartão andante a única viagem de ida e volta e me devolvessem a diferença em dinheiro pois estou desempregado e sem qualquer subsidio de nenhuma entidade e que não tinha mais dinheiro… de nada serviu a minha insistência e fui claramente ignorado pessoal e socialmente, (com desdém até).
Perante tal situação pedi se podia falar com o responsável da agencia, ao que me responderam – Nâo há!
Pedi se não podiam telefonar para os serviços centrais e expor o problema ou mais que problema dilema, já que se trata de uma questão de subsistência.
Resposta foi não podiam. Dizendo-me mesmo que já estava a perturbar!
Pedi que ao menos alterassem para crédito em viagens no titulo, e resposta imediata não posso.
Revoltado e sem saber como proceder, pedi o livro de reclamações e preenchi a respetiva folha n.º 24754408.
Deram-me o duplicado e tive de solicitar a morada de envio, que me foi inscrita num “post-it” com o n.º de telefone dos serviços andante o 226 158 151 e se quisesse que telefonasse eu.
Liguei para os Serviços do 226 158 151, e nada resolvi e a resposta que tive foi de que eu cometi um erro e tinha que o assumir, que não tinham nada a ver com isso.
Incrível esta situação, uma empresa de carater social e que se comporta como uma estrutura surda e não cooperante com o utente.
Caros Diretores, revejam p.f. os manuais de atendimento e procedimentos sendo dignos da vocação social e estrutural da empresa que representam, aprendam a tratar o “erro”, como um elemento de correção tomar medidas para que exemplos como o meu não se repitam com outros utentes.
Em resumo…Ficaram-me com os meus últimos cêntimos…, (infelizmente nem dinheiro tenho para pagar o envio por correio da respetiva folha de reclamação pelo correio)
Ignoram o papel do cliente para que estes assegurem o v/próprio trabalho! …
Aonde está afinal a:
…”ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE – focalização no Cliente através da oferta de
um serviço de elevado valor percebido superando as suas expectativas. “…
IN Código de Ética Empresarial da Metro do Porto???...
Talvez não adiante nada toda esta retórica e que jamais este meu e-mail chegue aos Administradores, … mas são situações inadmissíveis.

Data de ocorrência: 25 de setembro 2017
Andante
30 de outubro 2017
Exmo. Sr. Mário Ferreira,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante através do Portal da Queixa, registada internamente com o número 64839, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

No que concerne à mesma informamos que é da responsabilidade do Cliente a confirmação do carregamento pretendido. Antes do final da operação devem ser confirmadas e validadas todas as opções, nomeadamente o tipo de título, zonamento pretendido, número de viagens e o valor a pagar que aparece no ecrã da Máquina de Venda Automática, sendo possível nesta fase cancelar-se a operação caso não corresponda ao pretendido. Para além da informação existente em todas as estações existe também uma vasta rede de vendas e uma Linha de Apoio, a Linhandante - 808 200 444 ou 22 615 81 51 onde os Clientes poderão obter todas as informações necessárias quanto aos títulos a adquirir.

Acrescentamos que quando o carregamento dos títulos é concluído, não é possível cancelar o mesmo. Neste caso concreto, a utilização de um dos títulos, impossibilita a sua conversão. Havia a possibilidade de conversão do título remanescente em outro tipo de títulos que lhe fossem mais convenientes, situação que foi recusada por V. Exa..

Consideramos igualmente que o Agente de Vendas agiu de acordo com os procedimentos implementados para esta situação e referimos que o título de viagem em saldo pode ser utilizado quando lhe for mais oportuno, dentro da validade associada ao cartão andante (2 anos após a sua aquisição).

Lamentamos todo o incómodo causado por esta situação e acrescentamos que é sempre com interesse que acolhemos as críticas dos nossos Clientes que possam contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante
31 de outubro 2017
Incompetencia ou irracionalidade nos serviços e administração do Andante?
Só mentiras, incongruencias, icompetencia e erros contituem a resposta recebida além de tardia.
Poderá aliás ser dedutivel isso pela redação da queixa em função resposta. Notável isso sim a criatividade dos factos e da resposta (tipico de quem não conhece a própria rede) e não admite sequer erros no projeto.
Vamos comentar:
1 - Eu lesado solicitei verbalmente e na redação da queixa "Pedi que ao menos alterassem para crédito em viagens no titulo, e resposta imediata não posso"
2 - andante responde caricatamente assim: "Havia a possibilidade de conversão do título remanescente em outro tipo de títulos que lhe fossem mais convenientes, situação que foi recusada por V. Exa"
3 - andante diz ainda: " é da responsabilidade do Cliente a confirmação do carregamento pretendido. Antes do final da operação devem ser confirmadas e validadas todas as opções, nomeadamente o tipo de título, zonamento pretendido, número de viagens e o valor a pagar que aparece no ecrã da Máquina de Venda Automática, sendo possível nesta fase cancelar-se a operação caso não corresponda ao pretendido. Para além da informação existente em todas as estações existe também uma vasta rede de vendas e uma Linha de Apoio, a Linhandante - 808 200 444 ou 22 615 81 51 onde os Clientes poderão obter todas as informações necessárias quanto aos títulos a adquirir."
4 - Eu lesado respondo:-
4.1 - Nesta estação telefone não visivel nem sinalizado ou indisponivel
4.2 - Máquina com operacionalidade limitada devido ao encandeamento pelo sol não permite uma correta leitura ou o desempenho do monitor é inadequado tornando-o inoperacional.
4.3 - Tratando-se de um ecran monocromatico com carateristicas gráficas pobres e sem qualquer tupo de regulação contraste ou brilho é evidente que seja qual for o erro cometido ele sáo pode ser atribuido ao sistema disponibilizado pelo consorcio andante. Tem mais bastava que a informação gráfica fosse acompanhada de mensagem sonora de confirmação.
Em conclusão serviço que se quer publico não acessivel à generalidade da população.
Pobres dos ambliopes, dos surdos, dos mudos, dos analfabetos, Que ou quem apresenta deformação física ou insuficiência de uma função física ou mental....enfim de ti "Zé Povo".
Asseguro-vos o $ tem razão mas a minha (nossa oPovo) continuará pela verdade e será enviada cópia à Provedoria da Justiça.
Andante
2 de novembro 2017
Exmo. Sr. Mário Ferreira,

Agradecemos a nova exposição de V. Exa. rececionada na Linhandante, a qual mereceu a nossa melhor atenção e passamos a responder.

No que concerne à falta de visibilidade do ecrã das Máquinas de Venda Automática lamentamos de facto todo o incómodo que esta situação tenha causado, contudo a mesma se deve às condições climatéricas, que, como de certo compreenderá, são situações alheias ao TIP – Transportes Intermodais do Porto. Não obstante, iremos analisar as condições referidas a fim de encontrarmos as melhores soluções.

Quanto à questão da conversão dos títulos adquiridos, no caso concreto de V. Exa. essa operação pressupunha a perda do titulo a decorrer, caso pretendesse que o titulo remanescente fosse convertido, tendo essa resolução lhe sido sugerida aquando da sua deslocação à Loja Andante.

Relativamente aos Clientes com limitações quer físicas quer psicológicas sugerimos recorrer à vasta Rede Vendas Andante, desde as Lojas Andante, ou Bilheteiras CP com venda Andante bem como aos Agentes Pagaqui na Área Metropolitana do Porto (cerca de 600).

Agradecemos uma vez mais todas as sugestões e recomendações expostas, atentamos sempre às mesmas no sentido de prestarmos cada vez mais um melhor serviço aos nossos Clientes.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Linhandante
3 de novembro 2017
Patética e ridicula explicação
Sobre as máquinas: Só prova que não pode ser imputada ao cliente qualquer responsabilidade, e o clima não justifica tudo ou NADA, ou não pode haver dias de sol no País entre as 8 e 10h da manhã? não se coloca uma máquina sem protecção numa direção nascente ou qualquer outra se o perigo de ofuscamento é alto, protegem-se com viseiras ou cria-se um nicho envolvente. As máquinas deverão ser oferecidas ao cliente com 100% de operacionalidade.
Primário isto..., e o telefone e serviço de informações que fazemos?
As inverdades continuam nesta resposta sobre a troca ou conversão do titulo andante, mais uma vez denuncio que nunca me foi proposto, pelo contrário, sempre me disseram ser impossível como prova o escrito no livro de reclamsções.
O Problema é que ainda não me foi autorizada a troca ou substituição quando conseguem ver o que foi consumido com esse titulo.
Que podemos nós considerar má fé, burla ou cliente signica para a linha andante um "que grande ignoro"
Mario Ferreira avaliou a marca
3 de novembro 2017