Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Negada a apresentação do livro de reclamações

Manuel Costa apresentou a reclamação
28 de setembro 2018
Tive necessidade de carregar o cartão andante com algumas viagens, mas este adquirido um par de meses atrás, deixou de poder ser recarregado. Depois de várias tentativas e esperas em longas e morosas filas de atendimento onde o pessoal não era nem suficiente nem muito interessado em reduzir as esperas, não de minutos mas de horas, levou-me a pedir o Livro de Reclamações.

Isto passou-se em Campanhã, hoje Sexta-feira dia 28 de Setembro, cerca das 16,30.
Pelos atendedores, foi-me recusado o pedido, pois para me ser apresentado esse “Livro de Reclamações” teria de aguardar a minha vez, que atendendo ao número que estava a ser chamado, só depois das 18 horas “eventualmente” seria atendido.
Creio que esse posto de atendimento encerrava precisamente às 18:00 horas.

Assim vai o País governado e atendido pela incompetência, arrogância e desrespeito, daqueles que se dizem “trabalhadores” ao serviço de quem os sustenta.
Data de ocorrência: 28 de setembro 2018
Andante
2 de outubro 2018
Exmo. Sr. Manuel Costa,
Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 74187, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma lamentamos o transtorno causado e informamos que, efetivamente, esteve a ser realizado um reforço extraordinário em todas as Lojas Andante neste regresso às aulas, para dar resposta à maior afluência de Clientes, que desejam renovar os seus perfis de Estudante nesta época do ano. Foram também implementados postos de atendimento em várias instituições de Ensino Superior, visando auxiliar, no local, o maior número de estudantes possível nas adesões ou renovações aos seus perfis. Apesar destas medidas, que visam diminuir as filas de espera nas Lojas Andante, tem-se verificado uma grande afluência a estes estabelecimentos, pelo que nem sempre é possível dar a resposta adequada que desejaríamos.

Esclarecemos ainda que não negamos o livro de Reclamações AMT aos Clientes. Sempre que um Cliente deseje reclamar por esta via, é necessário que esteja munido de senha de atendimento, uma vez que o Agente de Vendas deve estar disponível para acompanhar o correto preenchimento e manuseamento do referido livro.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante
Manuel Costa
2 de outubro 2018
Obrigado pela resposta, o que significa para mim, terem recebido a reclamação, embora com desculpas inaceitáveis de quem quer fugir ao dever de servir aqueles que lhes estão a pagar.

Devo dizer que não foi a primeira vez que durante 5 semanas, tentei ser atendido junto das lojas da Trindade e de Campanhã, onde filas de utentes eram enormes e morosas, não apenas no final do mês.

Com poucos atendedores e estes possivelmente já saturados e pouco interessados, em servir aqueles que esperam ser atendidos, dentro dum horário estabelecido por quem explora, e não das necessidades do consumidor.

É lamentável que num país onde apenas alguns se interesse em “trabalhar”, quando outros querem manter o “emprego”, nem que seja à custa de quem os possa sustentar.

Cabe à Gestão do “Andante” dar o exemplo, tendo responsáveis e com competência de organização, para gerir aquilo para o qual é paga, e ter em conta não os seus próprios interesses e “comodidades”, mas atender às necessidades do Público para o qual esses Serviços teriam sido criados.

Andante
4 de outubro 2018
Exmo. Sr. Manuel Costa,

Agradecemos a sua nova exposição rececionada na Linhandante com número interno 74187, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma informámos que apesar de todo o reforço planeado e efetuado nas Lojas Andante, nem sempre é possível diminuir as filas de espera como seria desejável, sobretudo em período de início/final de mês, devido à maior afluência de Clientes a estes estabelecimentos, o que conduz a um maior período de espera para atendimento. Nestes momentos, o TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE procura sempre reforçar sempre o número de Agentes de vendas ativos, com o objetivo de manter o máximo de postos em funcionamento e, desta forma, diminuir estas filas de espera.

Aliado ao habitual incremento na afluência no período suprarreferido, o aproximar do início de um novo ano letivo está a causar um aumento excecional de Clientes nas diferentes Lojas Andante, o que conduz a maiores constrangimentos na capacidade de atendimento dos nossos estabelecimentos.

Esclarecemos que o atendimento nas Lojas Andante é efetuado por ordem de chegada, existindo a necessidade de retirar um ticket por pessoa para o efeito. Tal como outras instituições, as Lojas Andante deixam de disponibilizar senhas de atendimento quando o volume de Clientes munidos com os mesmos legitima o atendimento para além da hora de encerramento da Loja. Trata-se de uma aplicação informática que, com base no número de Clientes em espera, tempo médio de atendimento e aproximação da hora de encerramento da Loja, cessa o fornecimento de senhas.

Lamentamos todo o incómodo causado pela situação exposta. É sempre com interesse que acolhemos as críticas dos nossos Clientes e todas as recomendações relativas ao atendimento serão integradas na avaliação e melhoria dos serviços prestados.

Atentamente,
Linhandante
Manuel Costa avaliou a marca
13 de junho 2019

Não quero empregar palavras menos convenientes para classificar a falta de competência, arrogância, e desprezo pelos clientes, que por estes indivíduos necessitam de ser servidos. O atendimento ao Público requer formação profissional no ramo em que estão a servir, e não comportando-se como serventes sem qualquer educação e qualificação profissional.