Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Troca de títulos

Paulo Ferreira apresentou a reclamação
27 de novembro 2017

Ex.mos Senhores,

No passado dia 20/11/2017 adiquiri uma viagem Z3 no cartão Andante nº. 61164129459325568.
Habitualmente nunca utilizo títulos Z3, apenas Z2, porém, no dia seguinte iria necessitar de realizar uma viagem Z3. Fazendo jus ao apelado constantemente por V.Exas para "carregar antecipadamente o título de transporte", assim o fiz.
Contudo, adoeci no dia seguinte e não tive necessidade de realizar a viagem.
Tendo contactado a linha Andante a solicitar a conversão do título Z3 em 2 viagens Z2 (pagando obviamente o remanescente), tal foi-me recusado, dizendo que tal procedimento não é possível.
Deixo como sugestão a V.Exas que permitam este procedimento, que em nada vos penaliza e pode ser benéfico para o cliente. Sendo o TIP uma entidade pública, tem obrigações especiais em matéria de atenção ao cliente.
Saliento ainda que em resposta a reclamação (* PROIBIDO *://portaldaqueixa.com/viagens-e-lazer/andante-impossivel-ser-reembolsado) vossas excelências referem a determinado ponto que "Havia a possibilidade de conversão do título remanescente em outro tipo de títulos que lhe fossem mais convenientes".
Contudo, parece que esta não é a política dos TIP.

Sempre ao dispor.

Data de ocorrência: 27 de novembro 2017
Andante
Exmo. Sr. Paulo Ferreira,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 65942, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, lamentamos todo o transtorno que esta situação possa ter causado. Uma vez efetuado o carregamento dos títulos num cartão, não é possível proceder ao cancelamento dos mesmos pelo que a conversão solicitada não pode ser efetuada. A única exceção aplica-se aos títulos Andante 24, como no caso da reclamação que V. Exa. tomou a liberdade de citar (* PROIBIDO *://portaldaqueixa.com/viagens-e-lazer/andante-impossivel-ser-reembolsado), que podem ser convertidos em outro tipo de títulos, desde que essas viagens não tenham sido utilizadas. Existe ainda um período estabelecido para este tipo de operação, que pode ser realizada até 48 horas após a aquisição.

Acrescentamos que o títulos de viagem que V. Exa. possui podem ser utilizados quando lhe for mais oportuno, dentro da validade associada ao cartão Andante (2 anos após a sua aquisição).

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante
Ex.mos Senhores,

Agradeço a resposta dada. Contudo, gostaria de compreender o porquê de tal procedimento não ser possível.
Melhor dizendo, sugerir a V.Exas que, em pleno período de revolução tecnológica e digital, possam encontrar uma forma de anular um título e revalidar noutro. A CP, por exemplo, já o faz há largos anos.
Posto isto, se o conseguem fazer para o Andante 24horas, pressumo que seja não uma questão técnica mas sim procedimental, pois o suporte do 24horas é exatamente o mesmo dos títulos ocasionais.
Do ponto de vista contabilístico, trata-se, tão só da emissão de uma nota de crédtio anulando a factura anterior e emissão de nova fatura, o que não provoca qualquer transtorno à empresa em matéria de IVA a liquidar.
Assim, sugiro a V.Exas que oportunamente possam rever os vossos procedimentos, pois como refiro na reclamação, os TIP têm especial obrigação em matéria de atenção ao cliente, dado tratar-se de um serviço público.
Mais informo que pretendo obter feedback quanto ao porquê de tal operação não ser possível: procedimento/norma ou dificuldades técnicas?

Andante
5 de dezembro 2017
Exmo. Sr. Paulo Ferreira,

Agradecemos o seu novo e-mail rececionado na Linhandante o qual mereceu a nossa melhor atenção e passamos a responder.

Relativamente ao mesmo informamos que, tal como foi referido na mensagem anterior, neste momento, apenas os títulos Andante 24 podem ser convertidos após a sua aquisição. Devido à sua tipologia, e tratando-se de regras comerciais da empresa, não nos é possível realizar a conversão de viagens singulares. Contudo, como crescemos com a opinião dos nossos Clientes, iremos integrar a sua exposição na avaliação e melhoria dos serviços prestados.

Linhandante
Paulo Ferreira avaliou a marca