Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Venda de tarifário na loja da Trindade

Bárbara Ferreira apresentou a reclamação
8 de junho 2022 (editada a 9 de junho 2022)
No passado dia 1 de Junho de 2022, fui à loja andante da Trindade para fazer um passe Andante.
Eu expliquei que iria utilizar o passe no metro do Porto, na CP (Santo Tirso - Porto São Bento) e no autocarro da Pacense (Santo Tirso - Caldas da Saúde), pelo que solicitei o passe de 40 euros.
A operadora sugeriu que adquirisse o passe de 50 euros, afirmando que poderia circular no autocarro da Pacense que efetua o trajeto Santo-Tirso - Vila Nova de Famalicão. Esta informação fez-me aceitar a adesão, contudo, está duplamente errada: inclui um trajeto que não pertence à Área Metropolitana do Porto (e, portanto, não está coberto pelo passe Andante) e porque o meu trajeto nada tem a ver com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. Eu procurei confirmar a informação no ato de aquisição do passe, ligando para a Pacense (tenho os registos de chamada), ao contrário da operadora, que não efetuou qualquer contacto no sentido de confirmar a informação que apresentou. Além disso, a lista de autocarros cobertos pelo passe que adquiri só me foi entregue após efetuar o pagamento.
Após uma reclamação via e-mail, foi-me dito que foram cumpridos os procedimentos corretos, o que mostra uma postura de desresponsabilização que é lamentável. Esta situação compromete a confiança e a credibilidade nos operadores das lojas Andante e nesta empresa. Por um lado, a operadora nega a informação errada que prestou e que mostra um claro desconhecimento dos produtos que vende ou, pior, mostra má-fé ao induzir os clientes em erro para efetuarem compras mais caras do que procuravam inicialmente. Por outro lado, a empresa Andante recusou fazer a compensação destes 10 euros no próximo mês, quando renovar o passe.
Data de ocorrência: 8 de junho 2022
15 de junho 2022
No dia 9/6/2022, dirigi-me à loja Andante da Trindade para elaborar uma reclamação por escrito e as funcionárias da loja verbalizaram que, no ato de venda do passe Andante, "não tinham a certeza da informação que deram" quanto à necessidade do passe de 50 euros, pelo que foi uma "escolha" minha adquirir o passe. É este o nível de credibilidade que os operadores apresentam e que é digno de um sketch humorístico. Confiar na informação que os/as profissionais (que deveriam receber formação) transmitem aparentemente é uma escolha ridicularizada e não há uma responsabilização pelos enganos que cometem, culpabilizando o/a cliente por confiar na sua credibilidade.
Saliento a vossa resposta de que se trata de um procedimento normal da empresa.
Andante
17 de junho 2022
Exma. Sra. D. Bárbara Ferreira,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 97565 , que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

No que concerne à mesma, informamos que a reclamação foi devidamente reencaminhada para o departamento responsável para análise, pelo que a sua resolução, nem sempre é tão célere quanto o desejado.

Desta forma, a exposição mantém-se em análise, pelo que daremos uma resposta com a maior brevidade possível.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através do número de telefone 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante
7 de julho 2022
Ainda estou a aguardar pela resolução desta reclamação.
Andante
Exma. Sra. D. Bárbara Ferreira,

No que concerne à mesma, informamos que após análise da reclamação, iremos proceder ao reembolso do valor de 10€ .

Desta forma, a reclamação encontra-se assim resolvida.

Linhandante
Bárbara Ferreira avaliou a marca
7 de julho 2022

Lamento muito a postura das profissionais que me atenderam na Loja Andante da Trindade, que revelaram uma postura pouco adequada e maus argumentos para (tentar) justificar um erro. Também lamento ter sido necessário fazer duas reclamações oficiais (no Livro de Reclamações e no Portal da Queixa) quando tentei resolver as coisas de uma forma amigável, por e-mail. Ainda assim, gostaria de enaltecer o atendimento telefónico da Linha Andante, que revelou um grande profissionalismo e conhecimento das tarifas aplicadas. Estou satisfeita com a resolução final desta reclamação.