40.0
Associação Nacional Industriais de Ensino Condução Automóvel
  • Av. João Crisóstomo, n.º 21 - RC/Esq.
  • correio@anieca.pt

ANIECA - Reprovação de exame de condução

Ana Queirós
Ana Queirós apresentou a reclamação
28 de novembro 2022 (editada a 28 de novembro 2022)
Hoje fiz exame de condução na Anieca de Penafiel, com um examinador cujo nome que me lembre nem informou, careca, baixo de óculos de sol.
Este examinador a início parecia simpático tudo muito bem, exame a correr bem, até chegar ao ponto de ele se esquecer de dar indicações de esquerda ou direita (ao menos admitiu não estar atento e admitiu o erro), má comunicação o que faz ter má interpretação das indicações. Reprovou me por motivo de não parar num peão com intenção de passar na passadeira. Sendo que este ainda não estava nela e só ficou nela quando eu passei na passadeira. Sendo este que o examinador que nem sequer estava a olhar e estava a sarrabiscar algo numa folha só me perguntou quando eu travei um pouco depois se eu o vi, sendo que eu disse que sim e nem me perguntou se ele lá estava pois ele nem atento à sua volta estava. Logo depois mando me dar a volta a uma placa que segundo ele era a rotunda, tinha lhe perguntado se era a rotunda e ele indicou que não, mais uma má interpretação da indicação mal feita.
Acabei o exame e o companheiro que ia fazer exame a seguir a mim também indicou a má interpretação dele e indicou também a minha razão do caso da passadeira. E que eu saiba podemos cometer até 10 faltas durante a prova sendo ordenações leves ou incorrecções que não façam o examinador ir ao pedal. Sendo que essa regra não foi aplicada neste caso. Deveria ter contado como uma falha e não como reprovação instantânea no meu ponto de vista.
Quando foi ele a fazer exame reprovou logo de inicio porque o examinador mandou o virar à esquerda num entroncamento de sentido único sendo que só se podia vir à direita e o instrutor admitiu também não ter reparado que não se podia o fazer reprovando o logo.
Agora digam me se faz algum sentido ter um examinador que está na lua em vez de estar a fazer o seu trabalho.
Sendo que quando chega se ao centro de exames só disse que se reprovou e boa sorte para a próxima e sai porta fora.
Data de ocorrência: 28 de novembro 2022
ANIECA
28 de novembro 2022
Senhora Ana Queirós

Sobre a Reclamação apresentada no “Portal da Queixa” n.º 84112122, respeitante à realização de prova de exame de condução, a ANIECA esclarece que, nos termos do artigo 48º do Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir (RHLC) republicado em anexo ao Decreto-Lei nº 102-B/2020, de 9 de dezembro, as reclamações devem ser preenchidas em modelo próprio aprovado que consta do Livro de Reclamações disponível no Centro de Exames e no LRE, no prazo de dois dias úteis após a realização da prova, e com a indicação dos seus fundamentos.

Ao Centro de Exames cumpre enviar, no prazo de dois dias úteis, as reclamações formalizadas no respetivo livro ao IMT, I.P., entidade competente para efetuar a sua apreciação e comunicar o resultado ao reclamante e ao centro de exames.

Resulta da lei que a ANIECA não é entidade competente para apreciar ou decidir reclamações respeitantes a provas de exame de condução.

Com os melhores cumprimentos

A Direção da ANIECA