Segurança e Vigilância
Anthea Security73.3
Anthea - Segurança Privada, Lda

Anthea Security - Assédio/agressão/abuso de poder

Inês Silva apresentou a reclamação
16 de maio 2022 (editada a 16 de maio 2022)
Esta situação aconteceu no dia 04-05-2022, na vinda embora da Queima das Fitas do Porto. Não é costume andar de metro, então não era do meu conhecimento que, ao contrário do que acontece no comboio, no metro não dar para tirar o bilhete junto do revisor.
Quando chegamos à estação, estava cheia, imensa gente, sem opção sequer de passar pelas pessoas para ir à máquina tirar o respetivo.
Desta forma, entramos no metro, tendo o revisor à nossa frente a entrar na mesma porta. É de ter atenção este detalhe, uma vez que se estivéssemos conscientes de que estávamos a cometer uma infração, ou sequer com o objetivo de fazer a viagem sem pagar, nunca na vida entraríamos ao mesmo tempo que o revisor, inclusive na mesma porta.
Entramos, fomos logo abordados. Tendo percebido que afinal não daria para tirar o bilhete com o revisor, pedimos desculpa e disponibilizamo-nos a pagar e a sair na paragem seguinte. O revisor foi incompreensível, tendo-nos entregado a uns outros colegas já na estação seguinte. Identificamo-nos com os cartões de cidadão, sempre a afirmar de que não sabíamos que estavamos a cometer uma infração, e reparamos desde logo num revisor que estava constantemente a criticar com tom de gozo “vais pagar bilhete vais, pagas é 60€ (enquanto ria)”. Começou a ser bastante mal educado, notando-se perfeitamente que o mesmo estava a gostar do poder que estava a ter sobre nós, e a abusar do mesmo. Com isto, tentei ver o cartão de identificação (CUJO ESTAVA PENDURADO AO PESCOÇO), quando nesse momento, esse revisor o tapa com o braço. Perguntei “Não posso ver a sua identificação?”, respondeu que não, já me afastando. Perguntei de novo “porque não posso ver se você tem a obrigação de se identificar antes de qualquer intervenção?” ao que ele respondeu “já disse que não podes ver, queres o instagram é?”. Com esta situação fiquei perplexa. De seguida começa a gritar “já para o outro lado da rua oupa” empurrando um colega meu mais de 3 metros para a frente com bastante agressividade. Perguntámos se não poderíamos usar o metro, tirando bilhete para irmos embora, e ele literalmente repetiu de novo e obrigou-nos a sair da rua. Com isto, eu não tenho a certeza, uma vez que o mesmo me negou dar a identificação, mas penso que o nome do revisor seja (*).
Gostaria que este assunto fosse tratado com a maior brevidade possível.
Ps. Fui multada e já paguei a multa
Data de ocorrência: 4 de maio 2022
16 de maio 2022
Olá Inês Silva,

Confirmamos que recebemos a sua reclamação número 75196022 no dia 2022-05-16 e que mereceu a nossa atenção.

Desde já agradecemos o seu contacto.
25 de maio 2022
Boa Tarde Inês Silva,

Face ao exposto e analisado internamente, informamos que na utilização do Metro têm de ser tirados os títulos no exterior e posteriormente serem validados para poderem usufruir legalmente do Metro.
O FETP que solicitou que saísse para ser identificada e autuada, consta do procedimento interno, que se verificou a ausência de Titulo de Transporte.
Quanto ao modo de atuar que alegadamente diz ter sido Agressivo, Uso de Poder e Assédio, após averiguação interna da situação, tal ato não sucedeu da forma como descreve.
Indicou que não sabia o nome do vigilante mas refere que se chama Pedro Silva, não tendo sido o mesmo que a autuou.
No Uso de meios de transportes públicos é obrigatório a compra de títulos de transporte, sendo o alegadamente desconhecimento não sendo desculpa.

Desde já agradecemos o seu contacto.
2 de junho 2022
Não me é novidade nenhuma de que os títulos têm de ser tirados no exterior do metro. Acontece que, como já referi, era impossível conseguir tirar o mesmo naquele momento. No entanto, já nem me debruço sob esse assunto.
Quanto à agressividade e assédio utilizados, acho uma falta de respeito e noção a expressão “que alegadamente diz ter sido agressivo” por vocês utilizada, de uma forma desprezável.
Toda a situação que descrevi, aconteceu da forma exata que descrevi, tendo já 3 testemunhas do acontecimento.
No entanto, descreverei de novo a situação, uma vez que não houve entendimento da vossa parte.
Um dos vossos trabalhadores, começou por ser mal educado, notando-se claramente o gosto pelo abuso de poder.
Quando notei tal abuso, tentei identificar o seu nome no cartão de identificação. Mal percebeu a minha intenção, tapou o cartão perguntando-me se eu pretendia o nome dele pois queria a sua rede social, instagram. Para além disso, empurrou um colega meu COM VIOLÊNCIA e a rir-se.
Quanto ao nome do vosso trabalhador, e quanto à ironia utilizada pela empresa para responder à minha questão. Primeiro, não é por o revisor tapar o cartão , quee num outro momento, por lapso, não conseguirei ler o seu nome. Segundo, o nome do respetivo, e não só, consta na multa.
Quanto à multa, já procedi ao pagamento, não me interessando sequer esse assunto. O ponto aqui crucial é realmente o ABUSO DE PODER, ASSÉDIO E VIOLÊNCIA, utilizados por um dos vossos trabalhadores.
Aguardo resposta.
Olá Inês Silva,

Antes de mais, apresentamos a nossas sinceras desculpas pelo sucedido de acordo com a sua reclamação número 75196022.

Cara Inês Silva,

Em relação à esta situação descrita lamentamos o sucedido e estamos a averiguar internamente, pelo que confirmando-se o descrito tomaremos as medidas necessárias.

Agradecidos pela atenção.

3 de junho 2022
Ou seja, a mesma que dizerem que nada irá acontecer. Obrigada na mesma.
Olá Inês Silva,

No seguimento da reclamação número 75196022, apresentada no dia 2022-05-16, consideramos que prestamos todos os esclarecimentos necessários, por isso damos a reclamação por resolvida.