Eletricidade e/ou Gás - Distribuição

António Capitão Gás - Valor exagerado de factura exigido de 8 dias de serviço

Marco Patrício
Marco Patrício apresentou a reclamação
11 de fevereiro 2021
Em Maio de 2019 aderi aos serviços desta empresa, por não ter outra escolha, visto que já se encontrava contratada pelo condomínio do prédio.Esta adesão foi simples, não assinei nenhum contrato, mas nesse mesmo mês já teria o contador. E passei a fazer o pagamento por transferência bancária, para o NIB que se encontrava na factura. Durante imensos meses recebi contas com valores muito elevados (para uma casa com 3 adultos e com forno eléctrico +caldeira (que só ligava em dezembro por poucos minuto)), mas que correspondiam à leitura e aos 4,30€/m3, que se encontravam nas facturas. No dia 12 de Janeiro de 2020, o condomínio mudou de fornecedor de gás, passando para gás natural e nesse mesmo dia foi retirado o contador que fazia a leitura do gás do sr. Capitão. Devido ao meu agregado familiar estar a trabalhar e não poder estar no local, não vi a desinstalação do contador nem vi a leitura do mesmo (não podia ver anteriormente, já que os contadores estão numa caixa fechada à chave na qual não tenho essa chave. Agora recebi uma factura (000/010996549), de 60,20€, de um período de 9 dias, de 4/01/2021 a 13/01/2021 (um dia depois de ter sido tirado o contador), no qual acho que seja um valor exagerado para esse período (8 dias), visto nem eu nem a minha família termos estado por casa. Se comparar essa factura com a de Dezembro (000/010996441), de 4/12/2020 a 04/01/2021, com o valor de 124,70€, em que eu e a minha esposa estivemos sempre em casa, em tele-trabalho e que correspondeu ao período das festas acho que, em proporção, a diferença de valores não faz sentido. Pedi ao senhor Capitão o comprovativo da leitura, visto não ter maneira de verificar se a leitura estava certa, este disse-me que deveria ter estado em casa no dia que fizeram a retirada do contador, para assistir à mesma e enviou-me uma fotografia do contador (que envio em anexo) desligado e sem estar lacrado.
Data de ocorrência: 11 de fevereiro 2021
Marco Patrício
19 de fevereiro 2021
Até à data ainda não recebi resposta de empresa. Gostaria de receber um feedback da mesma com brevidade.