Táxi e Veículos Ligeiros

1900-221 Lisboa

antral@antral.pt

ANTRAL respondeu à reclamação de Jorge Rodrigues

ANTRAL - Valor duvidoso em viagem de táxi

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, lamentando, profundamente, o ocorrido, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Director
PS- Junto a tabela de preços onde poderá verificar que aos feriados, sábados e domingos o tarifário é agravado.

ANTRAL respondeu à reclamação de Jose Ribeiro

ANTRAL - Reclamar o valor cobrado por uma viagem

ANTRAL respondeu à reclamação de Luís Alvernaz

ANTRAL - Burla de táxi

Falei com o proprietário do táxi, que é nosso associado, e que afirma que o preço cobrado correspondeu ao serviço efectuado.
Informou, ainda, que o serviço em causa não foi directo do aeroporto para Odivelas, envolveu uma passagem por um supermercado, o que com o tempo de espera terá contribuído para o valor final da corrida, valor este que constava no taxímetro.
Recordo, entretanto, que as associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
Assim, no caso de considerar haver motivo para qualquer reclamação esta deverá ser feita, junto deste Instituto.
Nestas circunstâncias, lamentando, profundamente, o ocorrido, reitero o conselho para, no caso de considerar necessário, dirigir-se ao IMT.

1 consumidor gosta disto
ANTRAL respondeu à reclamação de Paula Bogalho

ANTRAL - Má prestação de serviço

ANTRAL
ANTRAL respondeu à reclamação de Jose compadrinho

ANTRAL - Péssima compreensão

ANTRAL respondeu à reclamação de Ricardo Reis
ANTRAL

ANTRAL - Eu sou motorista profissional de táxi, todos os dias toda a hora vejo taxistas a enganar os clientes

Sendo motorista profissional de táxi, sabe, certamente, que as associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
Igualmente, deve saber que a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que, pelo menos a Antral exerce quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações que dêm azo a reclamações.
A Antral sempre tem pugnado por um serviço de qualidade que assente numa boa formação aos motoristas e também aos empresários, mas sabemos que sem uma fiscalização eficaz e a punição das infracções cometidas, se cria um clima de impunidade que dificulta a prossecução daquele objectivo.
E nesse sentido temos vindo a pressionar não só o IMT como também a PSP e a GNR, com vista a ser intensificada a fiscalização, de modo a contribuir para prevenir a repetição de situaçãoes que dão ensejo às reclamações e acabar com o clima de impunidade que permite, cada vez mais, comportamentos lesivos dos interesses dos passageiros.
Por outro lado, entendemos que não podemos, nem devemos, generalizar o comportamento de um agente para toda a classe, para todo um grupo.
É raro o dia em que não somos confrontados com comportamentos menos próprios de médicos que lesam em milhões de euros o SNS, de agentes da GNR e da PSP, de advogados, de banqueiros, contabilistas, etc.,etc., e estes factos não nos permitem generalizar estes comportamentos a toda a classe.
Em mais de 16.000 motoristas de táxi, a esmagadora maioria exerce a sua actividade profissional sem dar azo ao mínimo reparo. Recordamos que, na área metropolitana de Lisboa, estão licenciados cerca de 4.500 táxis que, até ao início da implementação das medidas de confinamento para conter a pandemia de Covid-19, transportavam diariamente, mais de 150.000 passageiros, ou seja à volta de quatro milhões e meio /mês e 54 milhões/ano.
Por último, permito-me salientar que, segundo os últimos dados do Portal da Queixa, as reclamações dos serviços prestados pelas plataformas ultrapassam em muito as reclamações apresentadas por serviços de táxi.
Neste contexto, a Antral, comungando do seu descontamente, apela à sua consciência cívica, para não deixar passar em claro comportamentos lesivos dos interesses do sector, comunicando, de imediato, às entidades fiscalizadoras todas as situações de que tenha conhecimento.
Apresento os melhores cumprimentos.

ANTRAL
ANTRAL respondeu à reclamação de manuellsjesus@gmail.com

ANTRAL - Mal educação

ANTRAL respondeu à reclamação de Michael Thaler
há 3 meses

ANTRAL - Fraude y ameaça de conductor

Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Nestas circunstâncias, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.