ANTRAL

1900-221 Lisboa

antral@antral.pt

ANTRAL - Acidente com Táxi

Raquel Esteves apresentou a reclamação

Num acidente com o meu carro e um Táxi, o motorista pediu para preenchermos a declaração amigável, sugerindo que desbloqueássemos a via e estacionássemos mais à frente, pelo que anuí ao seu pedido. Após deslocarmos os carros do local, entrou na via reservada a táxis, pois estávamos junto ao aeroporto, e nunca mais compareceu no local combinado, tendo dado os seu dados por telemóvel, e hoje (quase uma semana depois) nunca mais se mostrou disponível a assinar a respetiva declaração, tendo sempre dito que se encontrava a trabalhar e deixou mesmo de atender o telemóvel.

28 Dez2016
ANTRAL adicionou uma resposta

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é a AMT (Autoridade Metropolitana de Transportes), com sede no Palácio Coimbra, Rua de Santa Apolónia, 53, 1100-468 LISBOA (reclamacoes@amt-autoridade.pt).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para se dirigir à AMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director

ANTRAL está a aguardar resposta do utilizador