• 21 844 40 50
    1900-221 Lisboa
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Ameaça e condução temerária dum taxista

eduardo camino
eduardo camino apresentou a reclamação
7 de novembro 2020
apanhe hoje as por volta das 10:30 um táxi no aeroporto de lisboa. Fiz o trajeto até Amoreiras. O táxi tinha a placa 83nh21.
O conducente fiz uma condução temeraria a alta velocidade e excessiva em muitos momentos. Chamei a atenção em certa altura. Quando foi pagar o serviço lançou ameaças e se mostro altamente agressivo. Nego-me o recibo até que não fora pago o serviço com muita má educação. Voltó a ameaçar novamente e finalmente desci do carro sem recibo para evitar males maiores. O custo do serviço foram 10.9€.
O taxista lamentava que logo de muitas horas no aeroporto o serviço era muito corto mas isso não é o meu problema, ne de ninguém.
O sector de táxi tem que perceber que UBER ou outras alternativas atendem bem aos clientes a preços melhores. Acho que dificilmente apanharei mais táxis no futuro e recomendarei aos meus colegas e amigos que fizerem a mesma coisa
Data de ocorrência: 7 de novembro 2020
ANTRAL
10 de novembro 2020
As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Infelizmente, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por sua vez, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Por outro lado, entendemos que não podemos, nem devemos, generalizar o comportamento de um agente para toda a classe, para todo um grupo.
É raro o dia em que não somos confrontados com comportamentos menos próprios de médicos que lesam em milhões de euros o SNS, de agentes da GNR e da PSP, de advogados, de banqueiros, contabilistas, etc.,etc., e estes factos não nos permitem generalizar estes comportamentos a toda a classe.
Em mais de 16.000 motoristas de táxi, a esmagadora maioria exerce a sua actividade profissional sem dar azo ao mínimo reparo.
Recordamos que, na área metropolitana de Lisboa, estão licenciados cerca de 4.500 táxis que transportam diariamente mais de 150.000 passageiros, ou seja à volta de quatro milhões e meio /mês e 54 milhões/ano.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para em situações de reclamação se dirigir ao IMT.
Por último, permito-me salientar que, segundo os últimos dados do Portal da Queixa, as reclamações dos serviços prestados pelas plataformas ultrapassam em muito as reclamações apresentadas por serviços de táxi.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director

Por favor não deixe de contactar com: antral@antral.pt e imt@imt-ip.pt