Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
94,9%
Tempo Médio de Resposta
80,7%
Taxa de Solução
9,1%
Média das Avaliações
41,3%
Taxa de Retenção de Clientes
43,8%
Ranking na categoria
  • 21 844 40 50
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. Eng Arantes e Oliveira, N 15
    1900-221 Lisboa
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Cobrança excessiva

Sem resolução
Teresa Santos
Teresa Santos apresentou a reclamação
14 de janeiro 2018

Exmos. Senhores,

No passado dia 11 de Janeiro entre as 11.20 e 11. 30 da manhã, apanhei um táxi Estrela do Gerês Lda, com matrícula 10- TH-21na esquina da Calçada da Estrela onde resido, já na entrada da rua da residência oficial do primeiro ministro, com destino ao British Hospital, nas Torres de Lisboa.
Adianto que não tenho viatura própria, recorrendo ao serviço de táxis com frequência e, por isso, estou familiarizada com as tarifas e funcionamento dos mesmos.
Recordo que o motorista comentou estar à pouco tempo na praça, ao longo do percurso o transito estava normal, sem complicações, e quando cheguei à porta do Hospital fiquei perplexa quando me foi pedida a quantia de 12, 65 euros.
Questionei o motorista acerca do motivo da quantia ser muito acima do habitual, tendo em conta ser de dia, não haver bagagem e para mais sendo paciente há muitos anos neste Hospital, tenho efectuado as deslocações exactamente desde o mesmo ponto de partida sempre de táxi e nunca gastei mais de 8 euros.
Sublinho alguns factos que fogem à normalidade do que é habitual num serviço de táxi:
- o taxímetro estava colocado completamente à direita e do meu lugar não o conseguia ver, tive de me debruçar para me certificar do valor.
- o taxímetro alternava duas quantias, os 12,65 euros e outra, 8 euros e alguma coisa, talvez 65 não tenho a certeza. Indaguei qual o motivo de aparecerem duas quantias diferentes e o motorista disse que a que prevalecia era os 12, 65 euros e não me soube dar uma explicação convincente para o aparecimento da outra.

Entretanto o motorista explicou que o valor mais elevado se devia ao facto da viatura ser maior, com capacidade para transportar 7 passageiros, e eu questionei onde estava essa informação, já que não tinha lido nada nem notado qualquer diferença relativamente a outros táxis. O motorista apontou para um autocolante colocado no vidro da frente, no canto direito do lado do passageiro com letras de tamanho médio. Pergunto como poderia eu ter conseguido ler um aviso com letras daquele tamanho, colocado unicamente à frente, e para mais tendo em conta que o táxi foi apanhado na rua em movimento? O correcto seria afixar esta informação no vidro do passageiro, com letras em tamanho grande, caso contrário o motorista devia alertar os clientes acerca da diferença de tarifas.

Considero esta situação injusta e irregular e deixo aqui registada a minha reclamação e indignação perante esta cobrança excessiva, que me obrigou a pagar entre 4 a 5 euros acima do habitual para este serviço.

Data de ocorrência: 14 de janeiro 2018
ANTRAL
15 de janeiro 2018
Bom dia,

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
Teresa Santos
15 de janeiro 2018
Agradeço a resposta e irei encaminhar a queixa para o IMT.

Cumprimentos

Teresa Santos
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.