• 21 844 40 50

ANTRAL - Condução perigosa

João Emanuel Brazeta Ferreira
João Ferreira apresentou a reclamação
22 de julho 2019
Bom dia, no passado dia 19-07-2019 pelas 19:05 enquanto tentava atravessar a Av. 24 de Julho na passadeira, esperei que o sinal ficasse verde para os peões. Olhei para a minha direita e vi um TAXI a circular a uma velocidade bem acima do limite nesta artéria. O condutor deste TAXI, apercebendo-se que tinha ficado sinal vermelho para os veículos, tirou pé do acelerador. Apesar de eu sentir que o taxista tinha visto o sinal vermelho para ele e tirado o pé do acelerador, não achei bem proceder à travessia da passadeira pois este TAXI ainda vinha a uma velocidade considerável. Decidi esperar que o veículo ficasse imóvel. Uma vez que não procedi à travessia na passadeira, este senhor condutor decidiu voltar a pisar o acelerador e atravessou com o sinal vermelho. Ao mesmo tempo que este taxista passou com o vermelho ele olhava para mim, para a minha cara de espanto. Sem qualquer remorso ou peso na consciência de tal proeza. Alguns metros mais adiante, este mesmo taxista decide ultrapassar 2 autocarros que faziam a descarga de passageiros em frente ao terminal do Cais do Sodré, ultrapassando numa passadeira cheia de peões. Simplesmente inaceitável. É necessário punir este condutor pois não demorará até provocar um grande acidente ou matar alguém. O senhor está na casa dos seus 50 anos, conduzia o veículo de matrícula 60-RH-48 ou 50-RH-48. Estou convicto que conseguem identificar o mesmo. Dia 19-07-2019 pelas 19:05 na Av. 25 de Julho em direcção ao Terreiro do Paço/Cais do Sodré.
Data de ocorrência: 22 de julho 2019
ANTRAL
8 de agosto 2019

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, lamentando, profundamente, o ocorrido,reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
João Emanuel Brazeta Ferreira
João Ferreira avaliou a marca
27 de dezembro 2020

Mau serviço, pouca responsabilidade.