• 21 844 40 50

ANTRAL - Condução perigosa e manipulação taxímetro

Clara Tehrani
Clara Tehrani apresentou a reclamação
30 de outubro 2018

No dia 29/10/2018 apanhei um táxi no aeroporto (chegadas) rumo a Algés.

As coisas começaram logo mal....
O condutor da viatura com a matrícula 28-QP-07 (de serviço pela meia noite de 29 para 20/outubro) começou a viagem mal encarado uma vez que eu fiz reclamação de um seu colega ao polícia de serviço junto dos taxis (um motorista que, para além de alcoolizado, me tinha tentado enganar mentindo em relação ao tarifário da sua viatura).

Depois, embora chovesse copiosamente, o motorista conduzia de forma absolutamente irracional, a mais de 110km/h na 2a circular, ultrapassando camiões sem segurança. Passados 5 minutos nesta condução assassina, pedi-lhe que fosse mais devagar porque não tinha pressa. Depois de assentir por 30 segundos, voltou ao padrão anterior e continuou a conduzir sem qualquer respeito pela segurança dos seus passageiros.

Chegando a Algés, apresentou-me uma conta de quase 16 euros. Perguntei como era possível se normalmente para Algés pago 10-12 euros - é importante dizer que lhe tinha especificamente perguntado se a sua viatura tinha um taximetro com tarifa normal, e ele ter respondido que sim... Não me deu resposta. Disse que era o que o taxímetro marcava.

Para terminar uma experiência absolutamente não profissional, agressiva, perigosa e desagradável, o senhor motorista não tinha troco para os meus 17 euros, por isso, não obstante o serviço mais horrível dos últimos tempos, fui obrigada a deixar-lhe 1,70 de gorjeta.

Tentei ligar directamente para a companhia 'Soc. de Táxis Monte de Trigo' mas nenhum dos números funciona - nem o que está no recibo nem no registo da empresa.... será que ela sequer existe?

É impossível que se deixem pessoas deste calibre ter carteira de taxista. Põe, diariamente, a vida de dezenas de pessoas em risco... E depois, como consumidores, nem temos forma de tomar acção.

Como posso fazer para levar isto às últimas consequências? Como cidadãos de Lisboa, estamos fartos da lotaria que é apanhar táxis!

Data de ocorrência: 30 de outubro 2018
ANTRAL
6 de novembro 2018

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos