• 21 844 40 50
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Confundido com UBER e ameaçado

R. Cunha apresentou a reclamação
6 de setembro 2016

Na passada madrugada de Sábado 3 de Setembro, desloquei-me ao aeroporto de Lisboa pelas 3:00 da manhã para apanhar familiares que vinham no último voo TAP do Porto, voo este atrasado e com hora de chegada prevista sucessivamente adiada. Cheguei às 3:00 e saí do aeroporto às 3:35.
Dado o avançado da hora, pude parar o meu carro na zona das chegadas no espaço reservado a carregar passageiros sem nenhum constrangimento. Saí da viatura e fui consultar os painéis de informação existentes no terminal para saber qual a hora prevista de chegada do voo, quando um grupo de taxistas que estavam à porta do terminal a conversar decidiram dirigir-me as seguintes ameaças: " estás aqui seu FDP, isto não vai correr bem!" . Entrei no terminal em sobressalto incrédulo com o que se estava a passar, não podia ser para mim. Depois de consultar a informação pretendida, voltei novamente a sair e dirigiram-se a mim com "andas aqui a bailar, seu Uber do ca..lho, vais levar pancada" outro " olha-me o descaramento, está mesmo a pedi-las", "se entrarem passageiros no carro dele fazemos-lhe uma espera na rotunda" e outras que nem ouvi bem, mas todas com conteúdo inqualificável. Sim era para mim!

Confesso que só ali entendi a razão do assédio e dos insultos, jamais respondi ou sequer interagi, com estes senhores, temendo pela minha integridade física. Decidi não me defender nem ripostar, porque não tenho de me justificar a um taxista e queria estar livre de espírito para receber os meus familiares que não via há 6 meses. Fossem outras as circunstâncias e esta história teria tido um desfecho totalmente diferente.

Ressalvo que àquela hora, estava apenas eu e eles na porta das Chegadas e o silêncio era tal que não houve sequer hipótese de má interpretação da minha parte, eram ameaças que me eram dirigidas em tom ameaçador e expressão física que indicava desafio.

Resta-me concluir dizendo que:

Seguiu exposição completa para IMTT, Ana - Aeroportos de Portugal, Região de Turismo de Lisboa e Antral com respectivas fotos de matrícula e nrs de identificação de todos os carros que se encontravam na praça àquela hora sem o respectivo motorista no interior.

Obrigado

Data de ocorrência: 6 de setembro 2016
ANTRAL
28 de setembro 2016

Pedido desculpa pelo atraso, esclareço que as associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é a AMT (Autoridade Metropolitana de Transportes), com sede no Palácio Coimbra, Rua de Santa Apolónia, 53, 1100-468 LISBOA (geral@amt-autoridade.pt).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para se dirigir à AMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
R. Cunha avaliou a marca
1 de dezembro 2020

Nunca

Foi ao Posto da PSP apresentar queixa?