• 21 844 40 50

ANTRAL - Custo Elevado 45€ Aeroporto-Sobreda

Mário César Bernardo Leston Martins Pereira
Mário Pereira apresentou a reclamação
8 de dezembro 2017

No dia 7 de dezembro de 2017, por volta das 21.30 horas, no aeroporto Humberto Delgado, apanhei um taxi na fila dedicada para o efeito na zona de chegadas, tendo me sido atribuído uma viatura tipo carrinha com, aproximadamente, 6 lugares atrás. Estando sozinho e com bagagem de mão, era excessiva para o serviço, não me tendo sido informado se os custos eram mais elevados que uma viatura ligeira de passageiros. Como o serviço foi para a Margem Sul, Sobreda, o Taxista, Sr Alexandre, cobrou também o valor da portagem. O total ficou em 45 €, o que é significativamente muito para os valores que estou habituado a pagar (entre 25 e 30€) entre o aeroporto de Lisboa e a Sobreda da Caparica (Almada).

Data de ocorrência: 8 de dezembro 2017
ANTRAL
11 de dezembro 2017

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, (imt@imt-ip.pt).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por sua vez, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Por outro lado, entendemos que não podemos, nem devemos, generalizar o comportamento de um agente para toda a classe, para todo um grupo.
É raro o dia em que não somos confrontados com comportamentos menos próprios de médicos que lesam em milhões de euros o SNS, de agentes da GNR e da PSP, de advogados, de banqueiros, contabilistas, etc.,etc., e estes factos não nos permitem generalizar estes comportamentos a toda a classe.
Em mais de 16.000 motoristas de táxi, a esmagadora maioria exerce a sua actividade profissional sem dar azo ao mínimo reparo.
Recordamos que, na área metropolitana de Lisboa, estão licenciados cerca de 4.500 táxis que transportam diariamente mais de 150.000 passageiros, ou seja à volta de quatro milhões e meio /mês e 54 milhões/ano.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos