• 21 844 40 50

ANTRAL - Falta de ética e moral

Ana Isabel Ribeiro
Ana Ribeiro apresentou a reclamação
16 de outubro 2019
No dia 12 do corrente mês, da parte da tarde apanhei um táxi da Costa da Caparica para a Praia de São João, mais propriamente para o Restaurante Leblon, onde ia a um casamento, informei-me com antecedência com o taxista se seria fácil chamar um táxi no final da noite, ele prontamente respondeu que sim, bastava ligar para os números do cartão que me deu. Á noite, por volta das 2h da manhã, liguei, pedi um táxi e perguntaram-me a origem e o destino, eu disse o trajecto inverso ao que tinha feito de tarde, colocou-me em espera e disse que não havia nenhum táxi disponível, para ligar mais tarde. Liguei para outro numero, disseram que não iam aquela hora à praia/restaurante,....estranho....Depois de várias tentativas, comentei com pessoas do sitio e disseram que se eu continuasse a dizer que era para perto não mandavam nenhum táxi. Assim, voltei a ligar disse que era para Lisboa, colocaram musica,....chamada caiu ou desligaram, tentei ligar,....nada...nada...só música. Restou pedir boleia a familiares,..qual o meu espanto quando me vinha embora verifiquei que ia um táxi para o local que tinha pedido e ficou bastante tempo a espera do suposto cliente,....verifiquei isto pela aplicação e depois confirmado pelos meus familiares. Conclusão: o que é mais importante a satisfação do cliente ou o lucro? se numa urgência/emergência uma pessoa perde o direito ao táxi por ser para perto???? e o mais importante é o lucro.....falta de ética e moral
Data de ocorrência: 16 de outubro 2019
ANTRAL
11 de novembro 2019

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, lamentando, profundamente, o ocorrido, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos