• 21 844 40 50

Margarida Pinto Basto
Margarida Basto apresentou a reclamação
20 de maio 2015

Exmos. Srs.

Venho desta forma expor uma situação, ocorrida no passado dia 14 de Maio de 2015, pelas 18:45, em que infelizmente não tenho os dados do carro ou do condutor de forma a ser mais específica.
No dia supracitado, após sair do trabalho por volta das 18:45, na rua Castilho em Lisboa, dirigi-me à praça de táxis próxima ao Hotel Altis. Por ser dia de greve de transportes públicos, o trânsito estava infernal (mas só me apercebi disso dentro do taxi, já na AV. Alexandre Herculano). Vinha prevenida com cerca de 8€ em dinheiro trocado e uma nota de 50€. Como disse anteriormente, o trânsito estava caótico, e um percurso que faço regularmente até Campo de Ourique e que por norma não custa mais de 4,50€, transformou-se em 8€ e qualquer coisa.
Por ser um percurso tão curto, a viagem começou logo mal, com gestos irritados do taxista enquanto conduzia.
Quando cheguei ao meu destino, na rua Tenente Ferreira Durão e o motorista referiu quanto lhe devia, pedi imensas desculpas, pois o meu dinheiro trocado não chegava com a diferença de apenas uns cêntimos, e teria de efectuar o pagamento com a nota de 50€, fui maltratada e ameaçada pelo motorista que afirmou não ser obrigado a aceitar aquela nota como meio de pagamento e eu que a fosse trocar a qualquer lado, senão arranjaria problemas. Nisto o senhor arranca com o carro até à esquadra da psp mais próxima de forma a intimidar-me. Nesse momento saí do carro e dirigi-me ao agente que se encontrava à porta da esquadra explicando a situação. O senhor agente dotado de bom senso, perguntou se o motorista não tinha troco e que por sua vez se deveria prevenir para situações desta natureza. Nisto o motorista sai da viatura, gritando e esbracejando, dando a entender que o senhor agente não conhecia a lei de que ele não era obrigado a ter troco de uma nota de 50€.
De maneira a terminar a situação dirigi-me a um super mercado próximo a fim de trocar a nota, onde os senhores muito amáveis por me verem aflita e em lágrimas me trocaram os 50€. Enquanto o motorista se passeava agressivamente em frente à porta do estabelecimento, como se em algum ponto eu tivesse tentado fugir sem pagar.
Saí do super mercado, fui ter com o senhor que continuava agressivo para comigo, sem que eu lhe tivesse faltado ao respeito, entreguei-lhe uma nota de 10€, e sentindo-me humilhada e amedrontada, fui embora sem esperar pelo troco ou fatura, nem apontando os dados do senhor motorista, deixando-lhe a mensagem "o senhor é muito mal educado" e ouvindo um chorrilho de agressões verbais enquanto me afastava.
Gostaria de deixar explícito, que sou utilizadora regular do serviço de táxis, e que, embora não devesse, entendo o comportamento menos próprio que alguns taxistas têm, pois é difícil arranjar trocos e todos sabemos que não gostam de fazer pequenos percursos. Mas sendo esta uma situação excepcional, que não esteve ao meu alcance evitar e muito menos foi propositada, em que tive o cuidado de verificar que tinha dinheiro trocado mais do que suficiente antes de entrar na viatura, e onde o troco se resumia a 40€ e qualquer coisa, portanto duas notas de 20€ e pouco mais de 1€ em moedas, que não faria o taxista ficar sem trocos para o resto do serviço, acho inconcebível toda esta situação.
Infelizmente, este senhor não tem perfil nem capacidade para lidar com o público. Usando-se do facto de eu ser mulher e me encontrar sozinha, para me intimidar e humilhar.
Embora não consiga precisar o nome da pessoa, farei de tudo em meu alcance para descobrir quem é este senhor e apresentar uma queixa na polícia.
Infelizmente, são senhores como este que dão uma péssima imagem a todos os taxistas, o que é no mínimo lamentável.

Agradeço desde já a vossa consideração e atenção para este assunto.

Margarida Pinto Basto

Data de ocorrência: 20 de maio 2015