Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
95,1%
Tempo Médio de Resposta
81,3%
Taxa de Solução
8,9%
Média das Avaliações
41,3%
Taxa de Retenção de Clientes
43,8%
Ranking na categoria
  • 21 844 40 50
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. Eng Arantes e Oliveira, N 15
    1900-221 Lisboa
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Má conduta do taxista

Sem resolução
Ines_murteira@hotmail.com
Ines_murteira@hotmail.com apresentou a reclamação
15 de setembro 2022
Após chegar ao aeroporto de Lisboa, esperei na fila por um taxi, nas chegadas, por volta das 20h.
Quando chegou a minha vez, aproximei-me do taxista, coloquei as malas no porta bagagem e referi o local para onde pretendia ir.
O taxista disse-me logo que não sabia se esse local lhe dava jeito, ao qual eu respondi para me avisar que apanhava outro taxi. Respondeu-me "já se vê". Andou 200m e disse-me que me ia deixar nas chegadas para apanhar outro taxi, não lhe dava jeito ir me levar, ao qual eu relembrei que lhe tinha perguntado no inicio e não me ia deixar novamente numa fila, pedi-lhe o nome.
A sua reação foi exacerbada, começou a dizer palavrões e a conduzir em excesso de velocidade (120km/h quando o limite era 50 e 80 km/h), sem cinto de segurança colocado. Seguiu caminho, sempre em excesso de velocidade e com uma condução perigosa. Pedi-lhe duas vezes para baixar a velocidade, em vão.
Para não falar no taxímetro, que estava virado ao contrário, nunca soube qual o valor, pediu-me dinheiro apenas. Fiquei em choque com esta situação e tive medo, apenas dei o dinheiro e sai do carro o mais rápido possível, tendo apenas reação para ver a matricula do carro.
Além da falta de educação que acho deplorável, julgo que pessoas que não cumprem sequer as regras de transito e colocam os clientes em perigo, deviam ser punidos.
Data de ocorrência: 10 de setembro 2022
ANTRAL
16 de setembro 2022
Bom dia,

A Antral é uma associação patronal que engloba empresas titulares de alvará, que lhes permite efectuar transportes de passageiros em automóveis ligeiros de aluguer – táxi.
A Antral não é titular de qualquer licença de táxi, ou seja não exerce a actividade de transportador, não tendo, assim, motoristas ao seu serviço.
Como associação patronal, a Antral não tem qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Infelizmente, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por sua vez, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
No entanto, não obstante os esforços desenvolvidos, sucedem, por vezes, situações como a que deu origem à reclamação, o que não podemos deixar de lamentar, mas, por outro lado, necessitamos estar conscientes de que tudo devemos fazer para evitar que os infractores fiquem impunes.
Como não temos qualquer poder sancionatório, não podemos deixar de apelar que os lesados apresentem queixa no IMT, para evitar criar um clima de impunidade, que acaba por prejudicar a imagem do sector.
Lamentando profundamente o sucedido, apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.