• 21 844 40 50
  • Av. Eng Arantes e Oliveira, N 15
    1900-221 Lisboa
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Mais um taxista a "roubar" quem precisa dos seus serviços.

Maria Paula Bento da Silva
Maria Silva apresentou a reclamação
19 de setembro 2016

Quando viajo entre a Rua Alexandre Sá Pinto e a Matinha costumo usar a Carris e o 728 , como este autocarro leva bastante tempo e hoje tinha que estar na Matinha até às 13,30, optei por chamar um taxi, uma vez que saía do polo de formação do IEFP às 13h. Apareceu-me o taxi da supra citada companhia com o número 3306, matrícula 88-12-UV. Já fiz este percurso outras vezes, em situações semelhantes e gasto entre 8 e 9 euros , nunca mais. Quando vi que o motorista se dirigia para o Cais do Sodré disse-lhe que seria o pior local aquela hora, respondeu-me que era assim em todo o lado. Perguntei-lhe se tinha MB e avisei que tinha pouco dinheiro comigo, uma vez que não estava à espera de gastar o que já se adivinhava pelo parquímetro. O senhor continuou por onde achou, Santa Apolónia , etc,. Quando chegámos à Rotunda antes da Matinha perguntou-me se eu queria ir para a esquerda ou em frente , disse-lhe que estava cheia de pressa e que queria lá chegar o mais rápido possível uma vez que já passava das 13.30. O motorista optou por ir em frente e depois foi virar à 1ª rotunda quando se vai para a Expo. Voltámos para trás cheguei às 13.45 e fiquei sem dinheiro pois andei a contar os trocos para pagar os 11.55 que me pediu. Infelizmente , esta atitude dos taxistas é mais a regra que a excepção , pela minha experiência. Considero isto uma burla porque o senhor enganou-me , não ligou ao que lhe pedi, foi propositadamente por um caminho que sabia levar mais tempo. Sou trabalhadora , a pé desde as 5h da manhã para conseguir trabalhar , pago 60 euros de passe, hoje arrisquei o taxi para poder preparar tudo antes de começar a parte da tarde , não consegui apesar de me terem sido extorquidos 11.55. Gostaria de saber se é com este comportamento que nos afastam de outros meios alternativos? Não me parece. Gostaria de saber que medidas podem ser tomadas para burlões legalizados , como este. Chamo a atenção que mais 5 min poderia ter chegado depois do Director o que significaria, provavelmente, não trabalhar tão cedo, uma vez que sou prestadora de serviços.Não se falta a uma apresentação com o Director, por isso chamei um taxi. Aguardo a vossa resposta.Obrigada.

Data de ocorrência: 19 de setembro 2016
ANTRAL
28 de setembro 2016

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é a AMT (Autoridade Metropolitana de Transportes), com sede no Palácio Coimbra, Rua de Santa Apolónia, 53, 1100-468 LISBOA (geral@amt-autoridade.pt).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para se dirigir à AMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos