• 21 844 40 50

ANTRAL - Motorista de Táxi, mal educado e condução perigosa

Viriato Carvalho
Viriato Carvalho apresentou a reclamação
10 de outubro 2017

No passado dia 04-10-2017, quarta-feira, por volta das 16:00h, após esperar na fila cerca de meia hora para apanhar um táxi no aeroporto Humberto Delgado, quando chegou a minha vez, apareceu uma carrinha de nove lugares, que por ser mais caro, e maior, ofereci o meu lugar aos passageiros seguintes, que eram vários, e apanhei o táxi que se seguia, que me parecia um táxi normal, dado estar sozinho, e só trazer uma pequena mochila comigo.
A matrícula do táxi que apanhei, era 78-LI-47, um Dacia, pertencente à firma Cadeiras & Cadeiras, Lda.
Apenas entro no táxi e digo o destino pretendido (Terminal de expressos em Sete Rios), o motorista começou logo aos berros, dizendo uma série de impropérios, pondo o rádio com um volume elevadíssimo, e arrancando a uma velocidade louca, tendo de fazer uma travagem de pelo menos dois metros, numa passadeira, para não atropelar uma senhora, que se fartou de reclamar.
Depois foi a aventura de percorrer aqueles quilómetros, sempre a alta velocidade, e os impropérios, nunca mais pararam. Inclusivamente, não me deixou dentro do terminal, como habitualmente acontece quando contrato este serviço.
Quando saí do táxi, estava branco como a cal, tal foram os sustos que apanhei, e os insultos que me foram dirigidos, isto do princípio ao fim da viagem.
Claro está que não vou de forma pública relatar os palavrões que me foram dirigidos, mas até à mais rude das pessoas impressionariam.
Se este não for o sítio certo para reclamar, agradecia que me informassem.

Data de ocorrência: 10 de outubro 2017
ANTRAL
23 de outubro 2017

Pedindo desculpa pelo atraso, esclareço que as associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é a AMT (Autoridade Metropolitana de Transportes), com sede no Palácio Coimbra, Rua de Santa Apolónia, 53, 1100-468 LISBOA (reclamacoes@amt-autoridade.pt).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para se dirigir à AMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
Ver perfil de
22 de fevereiro 2018

O metro ficava-me maia barato era mais rapido e nao temia pela sua vida... é só dirigir-se ao metro por dentro do aeroporto, apanhar a linha vermelha, trocar de linha em s. Sebastiao para a azul e sair em 7 rios. Como apenas carregava uma mochila nao tinha dificuldades em fazer este percurso. Depois é sair do metro em 7 rios, subir para a zona de estacao e sair pra rua que a rede expressos é em frente...