• 21 844 40 50

ANTRAL - Péssimo comportamento do motorista do táxi 260 de lisboa

Fátima Maria dos Santos Lourenço Vás e Álvares
Fátima Álvares apresentou a reclamação
16 de fevereiro 2021
Hoje, pouco antes das 18:00, saí com o meu filho do IPO após exames lá efectuados.
Dirigi-me ao estacionamento dos táxis, procurei um que tivesse vidro separador e, não havendo nenhum, apanhei o que estava em 1º lugar.
Disse-lhe que queria vir à Calçada de Arroios, e que ele se dirigisse ao Largo do Leão, entrando na Rua Ponta Delgada e depois na 1ª à direita. É o percurso habitaul de todos os táxis que apanho há mais de 20 anos. Reparei que o motorista ligou o GPS.
Quando entrámos no Campo Pequeno, e ao ver que ele seguia pelo túnel e não pela Rua do Arco do Cego, disse-lhe que não era aquele o percurso que lhe tinha indicado. Primeiro respondeu que era preciso ter-me dito antes (mentira) e depois, perante a minha insistência, disse que o motorista é que tem de escolher o caminho.
Saiu na Praça do Areeiro, seguiu pela Av. Almirante Reis, na Praça do Chile cortou à direita e depois à esquerda, sem atender ao que lhe dizia que não era aquele o percurso, entrando pela Rua Alves Torgo. Como o caminho estava a ser prolongado sem necessidade, mandei-o parar. E aí começou a descompor-me, a chamar-me arrogante e malcriada. Mandei o meu filho ver o º do carro e ele a continuar a ofender-me, abrindo a porta do meu lado com ar ameaçador, dizendo que eu lhe devia pagar a corrida, no momento em que estava a contar o dinheiro para o fazer. Claro que eu ia pagar!!! Acabei por fazer o restante percurso a p, tendo chegado a casa muito debilitada. O meu filho, que fez o favor de nunca intervir, é testemunha desta cena lamentável.
Data de ocorrência: 16 de fevereiro 2021
ANTRAL
18 de fevereiro 2021

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes), com sede na Av. Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa,( imtt@imtt.pt ).
Assim, qualquer reclamação terá que que ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
Fátima Álvares
18 de fevereiro 2021
Agradeço a vossa resposta. Acabo de enviar a minha queixa para o IMT.
Os meus cumprimentos
Fátima Álvares
Fátima Maria dos Santos Lourenço Vás e Álvares
Fátima Álvares avaliou a marca
18 de fevereiro 2021

Como sempre, há em todas as profissões, os bons e os maus profissionais. Tive o enorme azar de deparar com um dos piores profissionais em toda a minha vida.