• 21 844 40 50
    1900-221 Lisboa
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Queixa de comportamento de associado Antral

Herman Piedade apresentou a reclamação
17 de maio 2018 (editada a 18 de maio 2018)
Ao cuidado do departamento de queixas da Antral

Exmos. Senhores

Venho por este meio formalizar queixa de um suposto profissional vosso associado, solicitar explicação de como será o processo e solicitar indeminização.

Descrição do incidente:
O Episodio ocorreu hoje, cerca das 09:50h am na Av. da Republica (faixa de acesso a ruas perpendiculares) junto ao Nº 41.
Encontrava-me a transportar a minha companheira a uma ação de formação que tinha agendada para as 10h am em Corretor de Seguros na área e ao estacionar do lado esquerdo da via, junto á ciclovia, quando reparei que o pneu traseiro esquerdo estava a subir o passeio. De forma a não atrapalhar o transito deixei passar as duas viaturas seguintes e ao ver o semáforo ficar vermelho, com a manobra bem identificada onde até a minha companheira alertou com o braço fora da viatura para o vosso associado esperar o términus da manobra, retomei o estacionamento puxando o carro á frente para correto estacionamento.
No preciso momento em que iniciava a manobra de recuo, o vosso associado avançou com o Taxi de forma a trancar o meu veiculo. Consciente que o semáforo vermelho não permitiria maior fluidez nem rapidez no transito, pedi com gestos para que o senhor desse um metro de espaço para ambos prosseguirmos a nossa rotina.
O meu pedido não só foi ignorado como o sujeito saiu da viatura e abordou-me com insultos á minha pessoa, á minha família, completamente despropositados e consciente que estava a parar toda a circulação.
Saí do carro temendo algum ataque cobarde ás nossas pessoas e com muita calma voltei a pedir ao condutor da viatura VB-08-82 para retomar á condução da sua viatura e facilitar a vida de todos. Fui novamente confrontado com uma hostilidade desproporcionada para com a minha pessoa e nem o facto de a minha companheira ter alertado que estava gravida melhorou a altercação injustificada do vosso associado que ignorava os pedidos dos restantes condutores. Só acabou por ceder quando a minha companheira, em ato de desespero e colocando em risco a nossa e a viatura estacionada em frente conseguiu desobstruir parcialmente a estrada.
Com a estrada parcialmente desbloqueada e com muitas buzinadelas e apelos encaminhou-se para o carro, avançou descuidadamente e ficou retido sete metros mais á frente no semáforo.

Factos:
• A minha manobra é completamente legitima, estava muito bem sinalizada.
• O vosso associado estava parado e arrancou propositadamente sabendo que iria ficar imobilizado no semáforo dez metros mais à frente.
• A forma como avançou trancando a nossa viatura e depois saiu da sua em direção á minha porta demonstra um ato propositado de gerar conflito e em nada de boa fé.
• Temi pela integridade física e por este motivo saí e posicionei-me entre este a nossa viatura tendo a minha estatura e complexão colocado algum travão do vosso associado.
• Nunca, durante em toda a conversa onde repetidamente solicitei ao vosso associado que recua-se e fosse para a sua viatura deixar fluir o transito proferi termos ofensivos ou palavrões ao contrário da outra parte que deliberadamente me acusava de não estar bem da cabeça, de ser louco, de repetir se eu queria fazer alguma coisa.
• Durante a conversa, após ter envolvido a minha família ao assunto indique-lhe que apenas confirma a imagem que alguns sujeitos denigrem a classe e que se devia retirar ou reformar de tal atividade.
• Em qualquer momento existiu da parte do vosso associado uma postura correta ou de boa fé.
• Toda esta altercação causou na minha companheira um estado de medo e nervosismo agravado pela sua gravidez, tendo de se acalmar e recompor o que impossibilitou estar a horas no seu compromisso profissional de formação deixando cerca de 15 pessoas á espera perto de uma hora. Tempo em que deveriam estar a produzir em balcões de seguradora referencia no sector e ou em clientes. Também o meu horário foi atrasado mas com menor impacto.
• A imagem profissional da minha pessoa e companheira foram prejudicadas por este incidente causado unilateralmente pelo vosso associado. Assim como os insultos recebidos afetaram a nossa integridade moral.

Objetivos da queixa:
• Dar conhecimentos a vossas excelências do sucedido de forma a defenderem a classe que representam.
• Dar conhecimento do sucedido e solicitar uma punição dentro dos vossos estatutos para o referido associado.
• Solicitar receber conhecimento do andamento do estado desta queixa.
• Receber da vossa parte um pedido formal de desculpa assim como compensação por ameaça a integridade física, danos á imagem profissional e danos morais ás nossas pessoas.

Destino da queixa:
• Queixa dirigida á Antral por ter confirmado que a viatura e seu suposto condutor é representado pela vossa associação.
• Queixa copiada para o Portal Da Queixa de forma a dar visibilidade á mesma em plataforma acessível a todos.
• Copia da queixa enviada para a Federação Portuguesa do táxi para também dar conhecimento e visibilidade de comportamento inqualificável de um profissional dos transportes.
• Optei por deixa de parte qualquer centro de resolução de conflitos pois acredito que a vossa associação está á altura de resolver este caso.
• Optei por não identificar a minha viatura e pessoas nesta com mais dados por temer algum tipo de represália. Caso necessitem de mais dados poderão solicitá-los posteriormente de forma a que nos sintamos seguros.

Aguardo a vossa melhor e célere resposta em um prazo máximo de 15 dias uteis.

Atentamente

Herma Piedade
Data de ocorrência: 17 de maio 2018
ANTRAL
7 de junho 2018

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
6 de novembro 2018
É com pouca admiração que até hoje continuo a estar sem resposta à minha queixa. Se o vosso papel é pedagógico porque motivo vos vejo a organizar manifestações?
Associações como a vossa, vazias de fins e fundamentos existenciais deveriam ser proibidas.
Um grande bem haja e viva a Uber ;)
Herman Piedade avaliou a marca
10 de dezembro 2020

Nunca mais andei de táxi Uber é sempre a minha escolha