ANTRAL

antral@antral.pt

ANTRAL - Reclamação de comportamento fraudulento de táxi

CW apresentou a reclamação

Bom dia, senhor,

Sou cidadão francês e usei esta manhã, 28 de Dezembro de 2019, por volta das 9:45 da manhã, com a minha mulher (grávida e usando uma tala) um táxi oficial para ir do aeroporto de Lisboa para um endereço no centro da cidade (São Bento).

O taxista cobrou-nos 34 euros (!), alegando que era um preço fixo, depois de parar o taxímetro (o taxímetro não era visível dos nossos bancos). Quando lhe pedimos uma factura, ele deu-nos uma factura sem a assinar, sem dar o seu nome e sem especificar nada mais do que o preço da corrida.

Gostaríamos de assinalar este lamentável incidente numa cidade europeia desta dimensão e onde o turismo é tão importante para que possam ser tomadas eventuais sanções.

O número do táxi do qual tiramos uma foto é 3464-MR (é uma grande van escura).

Preferimos usar os serviços da cidade em vez dos de Uber e esta é a primeira vez que viemos a Lisboa. Dado este incidente, é improvável que voltemos a utilizar um táxi.

Atenciosamente e aguardando o seu retorno,
CW.
30 Dez2019
ANTRAL adicionou uma resposta

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, lamentando, profundamente, o ocorrido, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director

ANTRAL está a aguardar resposta do utilizador