• 21 844 40 50

ANTRAL - Reclamação de má conduta do taxista e agressividade

Vitoria
Vitoria apresentou a reclamação
27 de julho 2019
No dia de hoje por volta das dez , dez e tal da manhã liguei para a central e compareceu para esse serviço móvel 49 pertencente a empresa táxis Osíris.lda. Estava um tempo esquesito e de chuva entrei no táxi disse bom dia e referi a morada onde queria ser deixada. O taxista já com cara de poucos amigos iniciou viagem , de seguida uma vez que estava aquele tempo e comigo levava o meu filho de 2 anos que é asmático (e onde tenho todos dados clínicos e medicação para comprovar) pedi ao taxista por favor se poderia desligar o ar condicionado porque o meu bebê era asmático . Qual o senhor fez se surdo e depois agressivamente e tom alto disse que não é obrigado a desligar nada porque primeiro está o bem estar dele do que do cliente e se ele tem calor nao tem de desligar nada. Fiquei perplexa nunca me tinha acontecido nada parecido sequer.fiquei a pensar o que eu disse de mal aquela pessoa. Após isto disse que ele não precisava de responder assim e se não queria fazer o serviço poderia me deixar ali. Ao qual ele faz uma travagem brusca para o carro e diz que tenho que pagar os 3 euros e tal que marca quando chega ao nosso encontro , neguei me a pagar e disse que só pagaria os 0.80 da chamada. Tendo ele de seguida sido agressivo e fiquei ali mesmo á chuva com o meu filho andei uns metros e apanhei outro taxi. Apresentei queixa na PSP de Setúbal e espero que Antal faça algo porque por causa destas pessoas e atitudes destas pagam todos os taxista quando é injusta pois há bons profissionais . É de lamentar pessoas destes gereno num serviço em que o cliente paga e depende de serviço . Enfim , vou tentar usar todos os meios legais para que isto nao fique assim primeiro porque me senti ameaçada e depois Tava com o meu filho de 2anos e meio que assistiu a tudo isto eu encontro me grávida de 4 meses. Este senhor é um senhor na faixa etária dos trinta e tal , quarenta anos
Data de ocorrência: 27 de julho 2019
ANTRAL
8 de agosto 2019

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, lamentando, profundamente, o ocorrido,reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos