• 21 844 40 50
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Recusa de passar fatura

Cristina Sousa apresentou a reclamação
5 de março 2020
Hoje, pelas 15:40, foi chamado o Taxi nº 691 pertencente à Invicta à Rua fonte do Outeiro no Porto. Para transportar uma idosa que é minha mãe à Rua do Covelo também no Porto. No fim da viagem cobrou 7,50€ e quando lhe foi solicitada a fatura a resposta foi que não é obrigado a andar com o livro de faturas e que não o tinha.
Esta situação é lamentável! Já não é a primeira vez que tal acontece. Estamos a falar de uma senhora de 77 anos que não tem experiência para lidar com este tipo de situação e não teve o discernimento de ligar à policia e pedir intervenção.
Solicito que este tipo de situação não fique sem solução. Todos sabemos que a fatura é obrigatória quando solicitada.
Obrigada
Data de ocorrência: 5 de março 2020
ANTRAL
6 de março 2020
Transcrevo, a seguir, a informação já prestada através da Antral.
De acordo com os deveres do motorista de táxi é obrigação deste emitir e assinar o recibo comprovativo do valor total do serviço prestado, no momento do pagamento do serviço respectivo e nos termos da lei, do qual deve constar a identificação, o endereço e o número de contribuinte da empresa e a matrícula do veículo e, quando solicitado pelo passageiro, a hora, a origem e o destino do serviço e os suplementos pagos.

Sucede, porém que as associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.

A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).

Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.

Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.

Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.

Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.

Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.

Nestas circunstâncias, lamentando, profundamente, o ocorrido, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.

Apresento os melhores cumprimentos,

José Domingos

Director
6 de março 2020

Quem lamenta somos nós os lesados!
Na hora da verdade a culpa morre solteira. Porque ninguém faz nada! reclamamos à entidade responsável dos transportes que afinal apenas encaminha para outra entidade.
Sinceramente lamento! É uma vergonha!