• 21 844 40 50
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Taxi

Elisabete Nicolau apresentou a reclamação
3 de janeiro 2018

No passado dia 27-12-2017 mais ou menos pelas 16.45h apanhei um táxi 88-87-IR TAXIS AMARAL MARTINS UNIPESSOAL LDA, em frente ao corte ingles.
O motorista do táxi após sugestão de alteração de percurso, teve literalmente um ataque de histeria. Começou aos berros a perguntar quem era eu para me meter no trabalho dele etc etc. (perto de picoas)
Nesta altura relembrei ao Sr que era cliente e que não iria permitir que me falasse com os modos presentes.
O Sr Motorista inicia uma enxurrada de ofensas desde ordinária a caloteira e outras mais. (ao atravessar a av fontes pereira de melo)
Nesta altura começo a pedir ao Sr. Motorista para parar o táxi e me deixar sair, não me foi permitido.
Agarrei no telemóvel e especifiquei que ou me deixava sair do táxi ou ligava à policia, e que não lhe ia pagar absolutamente nada.
Nesta altura estávamos na rua  actor taborda onde o taxi parou mais o menos a meio da rua com o Sr. Motorista à procura debaixo do volante de alguma coisa - para me agredir? E a gritar comigo.
Como devem calcular nesta altura estava estarrecida e a minha única reacção foi retirar a matricula da viatura.
O Sr, Motorista começou a perguntar-me se eu o estava a ameaçar!!!!????  A dizer que era uma "bombeira de * PROIBIDO * e caloteira"  (vinha para o quartel dos bombeiros na av. defensores de chaves, pensou que era bombeira) começaram a sair pessoas à rua das poucas lojas que lá existem.
Tenho a certeza absoluta que a situação não escalou e não sei para o quê, pois não consegui perceber o que o Sr, estava a tentar tirar de baixo do volante. Uma arma? Um pau?
Nesse dia cheguei a casa a tremer e neste momento ao relembrar a situação estou a ficar mal disposta. Por várias insistências de familiares e por mim também, pois tenho 44 anos e foi a primeira vez que senti medo real na minha vida.
Gostaria de saber para onde tenho de enviar este reclamação para formalizar a mesma e a possibilidade de uma queixa crime.

Não tenho factura nem comprovativo do táxi, mas tenho da minha deslocação à av augusto aguiar.
De qualquer forma já não é a primeira reclamação do género a esta empresa de táxis, pois é possível verificar no portal queixa e outros sites.

Espero uma resposta e ajuda da vossa parte pois considero uma questão grave.

Atenciosamente

Data de ocorrência: 3 de janeiro 2018
ANTRAL
9 de janeiro 2018

Pedindo desculpa pelo atraso, esclareço que as associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
Elisabete Nicolau avaliou a marca
19 de maio 2022

Por que razão não apresenta queixa na Polícia?

Ver perfil de
22 de fevereiro 2018

A reclamacao é para o IMT contudo voce foi alvo de agressao verbal por parte de um prestador de serviços e como cliente. E para alem disso o sr. tentou retê-la dentro do taxi xontra sua vontade. Com astestemunhas que tinha quando parou poderia ter chamado a policia na hora e dado logo a matricula ou poderia logo ter chamado a policia assim que teve essa ideia.. completava a chamada dentro do taxi sem nunca desligar o telefone sem que eles aparecessem e assim a policia seria uma testemunha porque ouviria tudo e teria a chamada gravada por eles.