• 21 844 40 50

ANTRAL - Táxi aeroporto ilegalmente cobrou 20 euros

Clara Margarida Gomes
Clara Gomes apresentou a reclamação
15 de agosto 2016

Hoje convenci dois amigos estrangeiros chegados ao aeroporto da Portela a apanhar um táxi em vez do metro ou de um Uber, uma vez que a tarifa não deveria ser mais de 10 euros ( não tinham bagagem e eu costumo pagar 6-7 euros). Cerca das 17.05 apanharam o táxi 39-LU-09 da Táxis de José Patrocínio & Filho que primeiro não ligou o taximetro, segundo, lhes cobrou 25 euros chegados ao destino. Quando protestaram disse que podia ficar em 20....Quando pediram recibo, só relutantemente o passou. Exijo a devolução da quantia total uma vez que se tratou de um serviço de transporte ilegal e fraudulento. São estas situações que dão mau nome aos taxistas de Lisboa.

Data de ocorrência: 15 de agosto 2016
ANTRAL
17 de agosto 2016
A viatura em causa pertence a um nosso associado, que se encontra de férias até ao fim do mês.
Confrontado com a actuação do motorista que muito lamenta, está na disposição de proceder ao reembolso da importância de 20,00 €.
Devo, no entanto, esclarecer que não se tratou de um serviço ilegal e fraudulento.
Estamos apenas perante uma situação que infelizmente ocorre mas que resulta do comportamento inadequado de um motorista.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Lamentando o sucedido, agradeço a indicação do IBAN para o nosso associado logo que termine as férias proceda ao reembolso.
Os meus cumprimentos.
José Domingos
Director
PS: A indicação do IBAN pode ser efectuada para o endereço antral@antral.pt.
29 de setembro 2016

Como Sempre pode-se reclamar que as entidades patronais dos taxistas nada fazem. e depois ainda tentam reivindicar algo quando se coloca a questão da UBER. Sinceramente contratem pessoas de carácter e não qualquer um que pague o montante que é exigido para tirar a carta de taxista sem qualquer controlo

29 de setembro 2016