• 21 844 40 50
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Taxista septuagenário/octogenário troca nota de 20€ por uma de 5€

Deolinda Reis
Deolinda Reis apresentou a reclamação
15 de outubro 2018 (editada a 17 de outubro 2018)

Na madrugada de dia 07/10/2018 por volta da 1:30h eu, e mais 4 amigas apanhamos um táxi no Cais de Sodré para o Montijo, perguntamos quanto ficaria mais ou menos o valor, o Sr. deu-nos uma estimativa de 40/45 euros + a portagem da Ponte Vasco da Gama. Era um senhor já com alguma idade e o táxi era um Dacia de 7 lugares, entramos o senhor estava a ouvir a rádio Amália e começou a dizer que a conheceu, e que foi ao seu velório etc. etc.
Quando chegamos ao Montijo o total a pagar era 44.90€ + o valor da portagem que apesar de ser 2.80€ o senhor colocou na factura 3,20€, dava um total 48,10€ mas o senhor arredondou para os 50€ para dar conta certa, eramos 5 dava 10€ a cada uma, começamos a recolher o dinheiro para lhe pagar, organizamos da nota maior para as mais pequenas, uma nota de 20 + duas de 10 + duas de 5, e quando lhe entregamos o dinheiro para a mão a frisamos que não havia iluminação nenhuma dentro da viatura, o Sr. primeiro agarrou no dinheiro, e só depois acendeu a luz, e quando o fez, trocou a nota de 20€ por uma de 5€ dizendo que faltava dinheiro. Começamos a dizer-lhe que não, que o dinheiro estava certo, levantamos nos do carro e andamos a olhar para dentro do mesmo a ver se a nota tinha caído para algum lado, ele nunca sequer se levantou do banco, e só dizia muito sereno, nada indignado por estarmos a dizer-lhe que lhe tínhamos dado o dinheiro certo: "eu só quero aquilo que é meu", reparamos que junto do conta quilómetros haviam várias notas de 5€, devia ser ali que as juntava para depois as poder trocar por notas maiores. Acabamos por pagar o restante dinheiro, que ele alegava que faltava, era tarde e estava-mos com frio só queríamos ir para casa. Pedimos a factura que ele emitiu sem nos dar tempo de lhe facultar o N.I.F., alegando agora já saiu não posso tirar outra. Ficamos arrependidas de não ter chamado a polícia.

Data de ocorrência: 15 de outubro 2018
ANTRAL
16 de outubro 2018

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), com sede na Avenida das Forças Armadas, 40, 1649-022 Lisboa, ( imt@imt-ip.pt ).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Nestas circunstâncias, reitero o conselho para se dirigir ao IMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
Deolinda Reis
Deolinda Reis avaliou a marca
19 de janeiro 2021

Nunca mais voltar a andar de táxi.