• 21 844 40 50

Ana Sofia Silva
Ana Silva apresentou a reclamação
23 de novembro 2015

Bom dia, Exmos. Srs,

venho por este meio, apresentar queixa relativamente ao mau serviço de táxi prestado esta manhã pela condutora do táxi com a matrícula 50-10-QU.
O mau serviço prende-se a nível operacional e ético.

Passo a explicar: entrei no táxi no campo grande e fiz o seguinte pedido: Quero ir para a Estrada da Paiã em Odivelas via Telheiras para descermos a Serra da Urmeira, a condutora disse ok não mostrando qualquer dúvida sobre o percurso.

Entrámos por Telheiras. Entretanto peguei no meu telemóvel para consulta pessoal de temas vários e quando voltei a olhar para a estrada, estávamos a sair de Telheiras rumo à Calçada de Carriche. Achei estranho e perguntei à taxista porque tínhamos ido ali parar, a resposta foi imediata e sem nível: " não disse que era para Odivelas?! Então estamos a ir para Odivelas". Como sou uma pessoa muito paciente e educada disse o seguinte: ok, não percebo, mas já que estamos aqui, p.f, vá pela Estrada do Paço do Lumiar. A taxista já irritada disse que sim, no entanto, mais uma vez, seguiu pelo caminho que quis e, foi pela Estrada do Lumiar.

Chamei atenção mais uma vez, esperando no mínimo um pedido de desculpas, ou pelo menos alguma atitude humilde por parte da taxista que pela segunda vez, segue o caminho que que quis e não o que foi solicitado.

Porém, desta vez, a taxista foi ainda mais mal educada, dizendo o seguinte: "a menina (eu não sou nenhuma menina) entenda-se que eu já não estou a perceber nada do que quer, isto é o que faz querer escolher o caminho, se tivesse dito só o destino isto já não acontecia". Fiquei em choque - há mais de dez anos que ando de táxi em Lisboa e tal nunca me tinha acontecido.

Respondo o seguinte: o que disse foi simples, se a Sra. tinha dúvidas indicava no inicio da viagem, volto a repetir: pedi para irmos por telheiras para descermos a serra da Urmeira , agora vou pagar o dobro do que iria pagar se fossemos pelo percurso que indiquei.

A taxista continuou o percurso com um nível de condução péssima (só com arranques) e com uma atitude deplorável - sempre a repetir a frase: "vá diga lá agora por onde quer ir..."

Eu respondi o seguinte: a Sra., já tinha que ter pedido desculpas duas vezes ou então pelo menos, ter uma atitude um pouco mais humilde, visto que não fez o percurso que pedi e por causa disso vou pagar mais do dobro. Para além disso, se tinhas dúvidas no percurso que pedi dizia no inicio da viagem que não sabia.

A taxista continuou a responder como se tivesse razão e ainda tentou desmentir o que estava a dizer. E ainda por cima indicou saber o caminho que eu lhe pedi para fazer.

O valor da viagem foi de 10,65€, e a taxista só quis receber 10,00€, no entanto, mesmo se me tivesse levado 0,00€ eu teria feito a reclamação do mesmo modo.

Tenho amigos e familiares taxistas, ando de táxi há anos e nunca me aconteceu uma situação idêntica. Faço esta reclamação, pois este tipo de pessoas devem ser penalizadas, porque denigram uma classe inteira de trabalhadores.

Atte,
Ana Silva