15.2

Apple - Danos atualização do novo software ios13.1.1

Dinis Freitas
Dinis Freitas apresentou a reclamação
28 de setembro 2019
Venho por este meio demostrar o meu desagrado, pelo facto ter comprado o meu IPHONE 7 32 GB JET NEGRO Modelo A1178, na loja FNAC – Madeira Shopping – Funchal, a 14/07/2017, no dia anterior ao dia 16 de Setembro do corrente ano, em data que não sei precisar, após atualizar para o iOS 12.2 - tal como a Apple sugere - o microfone deixou de funcionar. Isto é, não consigo fazer chamadas, o gravador de áudio diz “nenhum dispositivo detetado” e se quiser gravar um vídeo também não há áudio. No dia 16 de Setembro contactei Centros Autorizados Apple, Worten Resolve no Centro Comercial La vie – Funchal, e reconhecem que este problema é estrutural dos IPhone 7 e IPhone 7 Plus. E é, efectivamente, despoletado pela actualização, embora seja um problema de Fabrico do mesmo. A garantia do IPhone terminou a 14/02/2019, e como tal recusam-se a susbtitui-lo, apenas mediante o pagamento da substituição que são cerca de 300 euros. (Embora a Apple fizesse a substituição gratuita para IPhones 7 com este defeito - mesmo estando fora da garantia - até Julho de 2018). Estou ciente de que já tendo terminado o prazo da garantia, embora apenas por poucos meses, perde-se os direitos da mesma. Contudo, e se há prova inequívoca de que o defeito é um "vício oculto" - já existia este defeito antes de comprar o equipamento, e não era percetível no momento da compra, é inaceitável que se recusem a substitui-lo - até porque se tratava de um equipamento de 799,99 euros quando o comprei. É lamentável e vergonhoso, o cliente ter que pagar por um dano que não causou, e que a marca/produtor reconhece. Sinto-me defraudada e espero uma atitude por parte da Apple.
Data de ocorrência: 28 de setembro 2019