14.9

Apple - Danos causados no equipamento

Nuno Pinho
Nuno Pinho apresentou a reclamação
4 de março 2020
Boa noite Exmo.(s) Sr.(s), Apple Portugal.

Venho pelo presente reclamar o serviço Apple prestado na reparação do meu iPhone 6, com o número de série C7JPDA59G5MN.

Devido à fraca autonomia da bateria do meu iphone, desloquei-me à iStore do NORTESHOPPING para me efetuarem a substituição da bateria. Como está fora da garantia apresentaram-me um orçamento para a substituição da mesma, tendo o mesmo sido prontamente aceite, sem reservas.
Sou conhecedor das várias alternativas/ soluções de mercado para o efeito, eventualmente não tão credíveis, mas seguramente mais económicas, no entanto optei pelo vosso serviço de assistência, partindo do pressuposto que numa loja Premium Reseller teria o melhor atendimento, técnicos qualificados e um serviço de excelência. Mas infelizmente não poderia estar mais enganado.

Passo a expor toda a situação, aguardando e agradecendo que a mesma mereça toda a Vossa atenção e cuidada análise.

 A 18.02.2020 entreguei o equipamento na referida loja para a intervenção previamente agendada, tendo o mesmo sido objeto de uma análise detalhada e pormenorizada por parte do colaborador que o rececionou, merecendo apenas o seguinte reparo “marcas de uso normais”, aliás o que é de todo evidente face ao estimado estado do equipamento que o próprio mencionou de forma espontânea; de salientar que entreguei o equipamento ligado, mas já restaurado; o equipamento foi fotografado em vários ângulos e situações, ligado e desligado, testado e tendo passado em todos os testes, como indicado pelo próprio colaborador, e apenas merecendo o registo relacionado com o que me levou à loja – problemas ao nível da bateria;
 A 19.02.2020 apresentei-me para levantar o equipamento, tendo recebido o relatório de entrega em anexo com o n.º 10013442, que uma vez mais refere na análise visual do equipamento apenas “marcas de uso normais”; de salientar que o equipamento me foi entregue desligado;
 Minutos mais tarde, e poderão constatar pela visualização das imagens das câmaras do circuito de vigilância da loja que se passaram apenas uns minutos que não consigo precisar quantos, e após ter ligado o equipamento verifiquei que algo não estava bem ao nível do monitor do equipamento; o equipamento estava restaurado tal como o tinha deixado, mas no perímetro do monitor evidenciavam-se umas manchas amarelas inexistentes aquando da sua entrega no dia anterior;
 Perante a situação pedi explicações e não só foram evasivos nas explicações como me apresentaram justificações de todo inaceitáveis; a situação foi exposta ao gerente que, de forma arrogante e com uma postura que em nada dignifica a marca, reportou para situações normais de uso, incompreensíveis, dado que as mesmas não existiam aquando da entrega do equipamento, e a prova está que o colaborador não as mencionou no relatório;
 Como é evidente não aceitei retomar o equipamento e exigi que o mesmo me fosse reposto como entregue, ou seja, sem marcas ou quaisquer manchas amarelas ao nível do monitor, sendo que a loja se imiscuiu de responsabilidades, nem sequer manifestou interesse em perceber ou tentar arranjar forma de ajudar a resolver o problema, preocupando-se em não assumir as responsabilidades da situação e procurando apenas impingir-me os custos da substituição do ecrã agora danificado, que na minha opinião foi danificado pela pressão nele exercida na montagem do equipamento pelos Vossos técnicos durante a intervenção na loja;
 Face ao exposto, e ao fim de mais de quase 1h30’ de conversa sem qualquer resultado prático, a solução passou por deixar o equipamento para nova intervenção técnica, tendo a mesma ficado registada sob o n.º 10013463;
 Curiosamente, a análise visual do equipamento nesta nova intervenção técnica, desenvolvida pelo mesmo técnico que rececionou o equipamento na primeira intervenção, e note-se que o equipamento quase nem teve tempo de sair da loja, e reforço a ideia de que esta situação pode ser confirmada pelas imagens de vigilância da loja, menciona vários problemas, desde logo “marcas de uso normais, manchas amarelas no rebordo do display, picadela junto do microfone, desgaste na entrada jack, picadela na parte inferior direita na traseira do chassis, picadela no lado esquerdo do chassis, descoloração junto da câmara”; o equipamento foi novamente fotografado para registo, ligado e desligado;
 No desenrolar da nova inspeção efetuada pelo técnico percebi que as fotos agora tiradas eram coincidentes com as tiradas pelo mesmo na véspera; exigi consultar as fotos tiradas a 18.02.2020, mas, como já esperava, nas fotos que tinham disponíveis já não existia nenhuma que permitisse ver o equipamento ligado e o estado do display ligado e sem manchas, um infortúnio de coincidências indesejadas; nem o gerente nem o funcionário me conseguiram dar uma explicação para a situação, mas foi claro que algumas das fotos tiradas na véspera desapareceram por “mero acaso” pois só tinham disponíveis cerca de 4/5 fotos, situação uma vez mais incompreensível e que foi perfeitamente possível perceber pela reação atrapalhada dos intervenientes quando confrontados com a questão; de salientar ainda que o período de tempo decorrido entre a entrega do equipamento nesta fase (após verificar as manchas e mostrar ao funcionário) e o virem ter comigo para me dar esclarecimentos foi longo e algo turbulento, com um corrupio de técnicos de um lado para o outro, e que se percebia algo aflitos a tentar perceber/ resolver a questão;
 Ora face ao exposto, só posso concluir que estas novas anomalias foram induzidas no equipamento pelos técnicos que efetuaram a substituição da bateria, pois não só não existiam nem eram evidentes, como o equipamento passou em todos os testes exigidos pela marca no decorrer da primeira intervenção e não foi reportada qualquer anomalia; ou seja, entreguei o equipamento para substituir a bateria com o registo de “marcas de uso normais” e saio sem o equipamento e com um documento desenvolvido pelo mesmo técnico a dizer “marcas de uso normais, manchas amarelas no rebordo do display, picadela junto do microfone, desgaste na entrada jack, picadela na parte inferior direita na traseira do chassis, picadela no lado esquerdo do chassis, descoloração junto da câmara”;

Com o presente pretendo apenas que a loja seja responsabilizada pela falta de cuidado e pelos danos causados no equipamento, e que me seja restituído o equipamento nas condições que o entreguei em loja, com a bateria substituída e sem os danos agora evidenciados ao nível do display.
Procurei um serviço de qualidade, pagando pelo mesmo, e não um serviço amador que se imiscui das suas responsabilidades, e estou certo de que serão apuradas, de forma isenta, as responsabilidade da situação.
Relembro que não levantei, nem pretendo levantar o equipamento nas condições que me pretendem entregar, reiterando que estou disposto a ir até às últimas consequências, e por todas as vias possíveis, para apurar a realidade dos fatos.

Fico tranquilamente aguardar a resolução da situação, agradecendo resposta pela mesma via.

Sem outro assunto, melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 4 de março 2020
Nuno Pinho
14 de dezembro 2020
Lamentavelmente, e com muita surpresa pois sou cliente apple há imensos anos, a reclamação continua sem resposta e o dispositivo em causa continua com o problema causado pela própria marca aquando da substituição da bateria.