14.9

Apple - Direito do consumo

Fabio Mendes Martins
Fabio Martins apresentou a reclamação
17 de outubro 2019
Tenho um Iphone X 64 GB, adquirido em 04/02/2018 no Brasil, atualmente resido em Portugal, no Porto.
Ocorre que recentemente, após uma pequena queda de aproximadamente 40 cm, partiu parte do vidro traseiro do aparelho.
Ao entrar em contato com a Istore do Gaia Shopping, me foi informado que a Apple não possui apenas a parte traseira do aparelho e que é necessária a troca do aparelho pelo valor de € 700, ou seja, praticamente o valor de um aparelho novo por um dano que não vale isso.
Sem ter o que fazer sou obrigado a aceitar esse absurdo, essa imposição da Istore, uma vez que o dano não afetou em nada o funcionamento do aparelho e trata-se apenas de um dano estético na parte traseira superior direita do iphone.
Não aceito pagar o valor de um aparelho novo para reparar meu aparelho que já está ultrapassado e também não tenho a intenção de jogar o aparelho no lixo, uma vez que tenho o interesse de adquirir um Iphone 11, entretanto, nem na retoma meu aparelho é aceito.
Caso não consigamos uma resolução amigável, entrarei com processo junto ao tribunal, pois sou advogado e conheço meus direitos como consumidor.
Querem cobrar por uma REPARAÇÃO PELO VALOR APROXIMADO DO EQUIPAMENTO TOPO DE LINHA EQUIVALENTE, por mais 170 euros compro um aparelho novo.
Trata-se de um problema de queda do aparelho, que é passível de ocorrer com 90% da população.
Há vários comércios no paralelo que fazem o serviço com peças não originais da Apple por um preço bem mais baixo que o praticado na Istore e a própria marca não tem o produto para substituição, tendo que substituir o aparelho inteiro.
Trata-se de um valor abusivo pelo dano causado ao aparelho.
Dano este que se não reparado poderá causar danos estéticos e materiais ao usuário pela parte traseira ter sido confeccionada com vidro que está partido e caso se parta mais agrava-se a situação.
Data de ocorrência: 17 de outubro 2019