15.3

Apple - Garantia apple

Paulo Ventura
Paulo Ventura apresentou a reclamação
23 de dezembro 2019
Sou cliente da Apple há vários anos através dos equipamentos MacBook Air, Iphone e Ipad. Em setembro de 2018 adquiri este MacBook.

Há cerca de um mês o equipamento começou a apresentar uma mancha branca no canto superior direito do display que se foi alastrando. Estando ainda o aparelho na garantia da Apple contactei os vossos serviços, cujo episódio passo a citar:
• O PC foi verificado por um colaborador da PC Clinic (empresa que dá suporte de garantia á Apple), na minha presença.
• Foi concluído, de forma estranhamente rápida, que se tratava de quebra interna do ecrã. Porém não foram encontrados quaisquer sinais que evidenciassem queda ou má utilização
• Fui informado de que, "provavelmente a garantia não cobriria estes danos e que estes aparelhos são muito sensíveis, sendo que o próprio transporte poderia causar quebra do display (interna)"
• Fui questionado se pretendia um orçamento para substituição imediata do display, com todos os custos da reparação suportados por mim.
• O PC ficou, então, para verificação técnica.
• Mais tarde foi elaborado o relatório N383810926 no qual foram identificados riscos, sujidade, desgaste de uso e uma picada ligeira (que não tinha sido detetada na primeira verificação).
• Verbalmente foi-me adiantado que o custo da substituição do display importaria em cerca de 600 €, acrescido do valor de mão-de-obra (cerca de 700 € no total).
• Transmiti ao colaborador da PC Clinic a minha perplexidade relativa á recusa da garantia do equipamento.
• O colaborador da PC Clinic orientou-me no sentido de contactar os serviço de apoio ao cliente da Apple e para expor o meu assunto.
• Contactei os serviço de atendimento da Apple, onde me transmitiram que deveria fazer uma carta para os Serviços legais da Apple (que são na Irlanda) e aguardar resposta.
Feita a descrição do episódio de avaliação técnica, passo a comentar:
• A receção do meu pedido de assistência foi feita com ligeireza, especulação, ausência de rigor e uma enorme falta de conhecimento jurídico pelo contrato de garantia implícito na aquisição de um equipamento informático
• O PC tem um ano de utilização académica e, como tal, está em perfeitas condições de boa utilização e zelo. Naturalmente, não tendo acabado de ser desembalado, tem que apresentar sinas de uso.
• Um computador portátil, como o próprio substantivo o indica, é para ter mobilidade, logo ser transportado em toda a sua utilização.
• Actualmente, este equipamento está a ser comercializado por cerca de 900€
• A aquisição deste PC custou-me cerca de 1 000 €
• Estamos perante uma entidade que é uma referencia tecnológica e estranhamente não não disponibiliza um endereço de e-mail aos seus clientes para que possam expor as suas reclamações.
Data de ocorrência: 23 de dezembro 2019