Sou utilizadora de produtos Apple. Sempre fui. Computador, telemóvel, etc...
Há duas semanas tive de entregar o meu iPhone na assitência por problemas com a bateria. Como estava na garantia, o mesmo, foi-me substituído por um igual.
Antes de entregar o telefone fiz um backup completo no meu computador, de forma manual, como sempre fiz. Método que, aliás, dou preferência. Fiz também para a iCloud mas, não tão completo. Apenas o essencial, contactos.
Fui levantar o novo equipamento e, quando liguei ao computador, para fazer o restauro apartir do backup anteriormente realizado, depois de ter actualizado o software, apareceu a seguinte mensagem:
"O restauro a partir do back up de 07/02/2015 não pode ser efectuado pois o ficheiro encontra-se corrumpido ou não é compatível com o iPhone que está a usar."
Contactei a assitência, por telefone, da Apple que, como sempre, são muito profissionais e prestáveis.
Fizeram todas as verificações necessárias e mais algumas mas, nada a fazer! Back up PERDIDO!
Nos dias de hoje, em que temos demasiada informação armazenada nos nossos telemóveis e computadores, desde documentos relativos ao emprego, sáude, seguros, bancos, etc etc... que garantias temos ao confiar numa empresa desta dimensão? Que garantias tenho que no próximo back up que efectuar vai acontecer uma anomalia que, ainda por cima, só se verifica aquando da reposição dos dados. Nada foi perceptível. O back up foi feito sem qualquer mensagem de erro.
É Muito grave!!! É inadmissível!!! Quem responsabiliza por toda informação que continha o meu iPhone que o próprio do assistente ficou sem saber o que dizer e só repetia que "lamentava imenso" mas, não havia nada a fazer!
Uma semana antes deste episódio acontecer fui avisada pela Apple para uma possível tentativa de Hacking e aconselharam a alteração da password relativa a Apple ID e, neste momento, também motivo de espanto para o assistente, a conta foi bloqueada e, depois desbloqueada e agora tenho duas passwords para a minha ID, em que nunca sei qual aplicar, ou seja, corro o risco de voltar a bloquear e andamos nisto. Bloqueia, desbloqueia... ninguém como é possível e mais nada... não há respostas.
Podemos confiar?
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.