Produtos de Higiene

AquaFresh - Pasta dentifrica com mau sabor

Ana Cristina de Almeida Freixo
Ana Freixo apresentou a reclamação
7 de julho 2017

Boa tarde. Apresento aqui a minha reclamação da empresa acima referida pela resposta que a empresa do produto me deu.
Comprei uma pasta dentifrica mais ou menos à dois meses, não sei precisar. Pois, como não tenho o talão de compra decidi fazer a reclamação diretamente ao fabricante da pasta a informar que a mesma tinha um sabor desagradável e que não podia continuar a utilizar. É de referenciar que abri a pasta no 3/07/2017 e só usei 3 vezes, ou seja, está nova. O fabricante pediu-me dois dados que deveriam constar na embalagem, data de validade e lote, mas o que é certo é que em nenhum dos produtos desta empresa consta a data de validade, nem na pasta muito menos na caixa onde vem a pasta, que ainda é mais grave. E o lote vem gravado de uma maneira que nem se quer dá para perceber o que está escrito. É lamentável nestas situações o fabricante dar a resposta que não pode fazer a reposição do produto porque esse procedimento tem de ser com o revendedor mesmo sabendo que já não tinha o talão de prova de compra. E mesmo depois de enviar os código que me pediram e fotos do produto em questão ainda disseram que não podiam resolver a situação nem fazer reclamação para a fábrica. Situação lamentável.

Data de ocorrência: 7 de julho 2017
AquaFresh
14 de julho 2017
Reclamação nº 11036417 de 07.07.2017 – Aquafresh Pasta Dentífrica
Reclamante: Exma. Senhora D. Ana Cristina de Almeida Freixo
Reclamada: Glaxosmithkline Consumer Healthcare – Produtos para a Saúde e Higiene, Lda.

Exmos. Senhores,

Serve o presente para, na sequência de term os tomado conhecimento da apresentação de Reclamação por parte da Exma. Senhora D. Ana Cristina de Almeida Freixo, no V/ Portal, em 07.07.2017, contra a Glaxosmithkline Consumer Healthcare – Produtos para a Saúde e Higiene, Lda., abreviadamente GSK CH, prestar a V. Exas. as seguintes informações:

1. No dia 06.07.2017 a Consumidora Exma. Senhora D. Ana Cristina de Almeida Freixo contactou, via e-mail, a GSK CH – Apoio ao Consumidor GSK, reportando a sua insatisfação com a compra de pasta dentífrica Aquafresh, por nós fabricada, designadamente manifestando o seu descontentamento com o seu sabor.

2. Na mesma data, o Apoio ao Consumidor GSK, na pessoa do Senhor Fernando Oliveira, informou a Consumidora de que se trataria, possivelmente, de uma falha ao nível do controlo de qualidade, pelo que solicitou a entrega do produto e dados identificativos do mesmo (lote e validade) para investigação, bem como informou que, a devolução/entrega e troca do produto deveria ser intermediada pela loja/estabelecimento comercial onde o teria adquirido.

3. Após troca de vários e-mails, que se juntam como Documento nº 1, para V/ integral conhecimento - por via dos quais a Consumidora forneceu os dados do produto,
que se revelaram insuficientes, e a GSK CH reiterou que as trocas/devoluções, por motivos de qualidade, deveriam ser intermediadas pela loja e estabelecimento comercial onde o mesmo foi adquirido - a Consumidora optou por apresentar a Reclamação sob análise no Portal da Queixa, no dia seguinte, em 07.07.2017.

4. Em face do exposto, designadamente em resposta à Reclamação apresentada, a GSK CH, reitera que:

(i) Respondeu, de forma célere e assertiva às questões colocadas pela Consumidora (primeiro e-mail enviado a 06.06.2017, pelas 9:56 e respondido pela GSK CH às 11:02 do mesmo dia).

(ii) Se disponibilizou para a recepção do produto, através da loja/estabelecimento comercial onde foi adquirido, por forma a ser sujeito a um rigoroso controlo de qualidade, através de laboratório de controlo, nos termos e para os efeitos do artigo 21º do Decreto-Lei 189/2008, de 24 de Setembro, observadas as normas relativas às boas práticas de laboratório constantes dos Decretos-Leis nºs 95/2000, de 23 de Maio, e 99/2000, de 30 de Maio.

(iii) Mantém a sua disponibilidade para recepção do produto e troca por género igual ao produto GSK CH, no mesmo valor, através da loja/estabelecimento comercial onde foi adquirido, por forma a que produto reclamado seja sujeito a um rigoroso controlo de qualidade, através de laboratório de controlo, nos termos referidos em b) – conforme e-mail de 07.07.2017, pelas 12:12, subscrito por Fernando Oliveira, GSK Apoio ao Consumidor, que se cita: “sendo que a GSK assegurará a creditação do produto a esse mesmo local”.

(iv) Neste sentido, entende, de acordo com o referido nas al. a) a c), ter assumido uma conduta pautada pela legalidade, respeito pelos direitos do consumidor e pelos princípios de saúde pública que norteiam a sua actividade.

Sem outro assunto de momento e na expectativa da vossa melhor compreensão e encerramento desta reclamação, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

João Paulo Sotana
(Gerente)

Mafalda Martins
(Gerente)

____________________________________________________________________________________________________________

A presente documentação devidamente assinada poderá ser consultada em anexo, bem como o Documento nº 1 referido em epígrafe.
Esta resposta tem um anexo privado