Aquário Electrónica Marca Recomendada
81.6
Aquário - Comércio de electrónica, S.A.

• 22 50 72 810
  • R. Dr. Júlio de Matos nº65/79
    4200-356 Porto
  • reclamacoes@aquario.pt

Aquário Electrónica - Cobrança indevida de portes p/ recolha de equipamento defeituoso

Diana Grilo apresentou a reclamação
8 de janeiro 2021
Efectuei em Outubro, a compra de uns auriculares sem fios no site desta loja. Sendo no Porto, pedi para enviarem para Lisboa, tendo pago os respectivos portes, no valor de 3.95€. No mesmo dia em que recebi o produto (podendo o mesmo ser verificado segundo os registos da transportadora NACEX) verifiquei que um dos auriculares não funcionava e comuniquei por email imediatamente a situação, incluindo fotografias do problema. As fotografias ilustravam a situação, sendo uma captura de ecrã do meu telemóvel mostrando que um dos auriculares não funcionava.
A resposta que obtive, repetidamente, é que teria que devolver por transportadora o artigo, a meu custo, ignorando repetidamente a informação que se tratava de um defeito de fabrico e não uma devolução. O valor indicado pela transportadora para este serviço era de 10€, os quais não seriam nunca reembolsados pela loja, segundo email da mesma. Esta situação é, no meu ponto de vista, inadmissível, uma vez que não se trata de uma devolução por decisão do cliente, mas por defeito de fabrico, reportada no mesmo dia de recepção do mesmo. Após repetidas trocas de emails com a loja, a qual manteve a mesma postura constantemente, remeti a minha questão a um centro de arbitragem, o qual me deu razão e aconselhou a apresentar queixa, sendo que caso o problema não fosse resolvido dariam seguimento ao processo.
Agradeço, por favor, o agendamento da recolha do equipamento, sendo que desejo nesta fase, o reembolso do mesmo, não desejando adquirir nenhum artigo com esta loja.
Data de ocorrência: 8 de janeiro 2021
9 de janeiro 2021
Estimado Diana Grilo,

Gostaríamos, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos, desde já, a situação ocorrida e reportada.
Informamos que a situação que nos reporta foi registada com o número 52552021 datada de 2021-01-09, assim que possível será contactado.

11 de janeiro 2021
Estimado Diana Grilo,

O artigo tem de ser enviado primeiramente para as nossas instalações para ser analisado. Apenas desta forma podemos averiguar o defeito existente.
Caso se confirme o defeito que nos reporta, os valor dos portes por si despendidos, ser-lhe-ão devolvidos.

19 de janeiro 2021
Muito obrigada pela resposta. Devido à situação de confinamento, e uma vez que não tenho conta com a Nacex, agradecia que me comunicassem qual o valor a pagar e agendassem por favor a recolha ao meu domícilio, por favor, após pagamento.

20 de janeiro 2021
Estimada Diana,

Todos os artigos que vendemos tem os 14 dias legais para que seja efetuada troca ou respetiva devolução, ou em caso de defeito, análise essa que terá que ser feita sempre nas nossas instalações pelo serviço pós venda, seria enviado para troca ou cumprir garantia no fornecedor, neste caso não podemos considerar nem troca nem devolução, devido ao tempo decorrido, a compra foi efetuada a e entregue a 23/10/2020 e ainda não recebemos o artigo nas nossas instalações, para acionar a devida garantia.
Não efetuamos recolhas, terá que nos fazer chegar agora via Correios, ou no fim do confinamento se achar mais conveniente os mesmos, (visto que a garantia pode ser acionada até 2 anos contra defeito de fabrico).
Agradecemos que efetue o preenchimento do devido formulário de Assistência Técnica no nosso site https://www.aquario.pt/pt/apoio-ao-cliente/assistencia-tecnica, para que seja aprovado a mesma e seja dado o seguimento com a maior brevidade possível.
Qualquer questão adicional estamos disponíveis.
30 de janeiro 2021
Não percebo de facto a vossa politica de assistência, neste momento, como devem calcular, irei certamente evitar deslocar-me aos correios, não só para minha protecção mas como considero que devo proteger os outros também. Reforço que acho profundamente errado não fazerem recolhas, a própria Nacex, com quem vocês têm contrato, o faz frequentemente, para além de que o valor que irão gastar devolvendo os meus gastos de envio será certamente o triplo do que gastariam utilizando os meios à vossa disposição. Claramente não o querem fazer pois não querem efectivamente prestar assistência de um artigo defeituoso. Não sei se porque já sabem que o artigo que vendem é de baixa qualidade e não querem o prejuízo de substituir por um novo, mas nunca me deparei com nenhuma loja com politica semelhante, e compro muito frequentemente online. Para além do mais, não param de se referir à situação como "troca ou devolução" quando não é disso que se trata, de todo. Eu preciso de Assistência devido ao produto que me venderam já ter vindo avariado, não mudei de ideias e pretendo devolver nem quero trocar por outro produto. São de facto situações diametralmente diferentes, algo que de facto me confunde pela vossa falta de compreensão. Lamentavelmente, e face à vossa falta de disponibilidade para resolver o assunto, vejo-me obrigada a apresentar uma reclamação no livro amarelo.
1 de fevereiro 2021
Estimado Diana Grilo,

Após análise da situação supra citada iremos efetuar recolha do artigo, atendendo à situação atual.
Contudo relembramos que os tramites a seguir em caso de assistência técnica, como pode consultar no nosso site (https://www.aquario.pt/pt/apoio-ao-cliente/assistencia-tecnica) o envio do artigo é da responsabilidade do cliente.
Após receção do artigo iremos dar inicio ao processo de garantia, uma vez que se trata de uma compra efetuada em outubro de ano passado.
Aguardamos feedback relativamente à recolha com dos dados para incidencias@aquario.pt, não coloques o colega irá entrar em contato consigo.

3 de fevereiro 2021
Muito obrigada, irei enviar as informações para o email referido.

Diana
4 de fevereiro 2021