Aquário Electrónica
Aquário Electrónica Marca Recomendada
81.7
Aquário - Comércio de electrónica, S.A.

• 22 50 72 810
  • R. Dr. Júlio de Matos nº65/79
    4200-356 Porto
  • reclamacoes@aquario.pt

Aquário - Falsa indicação de ruptura de stock

Filipe Pedrosa apresentou a reclamação
23 de novembro 2018

A Loja Aquário Comércio de Electrónica publicitou um artigo no seu site a um preço e acabou por unilateralmente cancelar a encomenda alegando uma falsa rotura de Stock.

Passo a descrever a experiência:

- Ainda antes das 11h da manhã de ontem (5ª Feira 22 de novembro) estavam disponíveis 17 unidades do artigo em questão, uma TV 4K Phillips de 65" (65PUS6503/12).
- Às 12:24 recebi email com confirmação de encomenda de 1 (uma) unidade do artigo em questão.
- Às 12:25 receberam pagamento de minha parte.
- Às 12:26 recebi novamente de parte da Aquário email confirmando o pagamento da encomenda (nº 70178).

(Por esta altura o stock do artigo baixou uma unidade, passando então a estarem disponíveis para venda 16 unidades, como apresentava o site.)

- Às 18:33, tinham disponíveis no site 13 unidades do artigo em questão, portanto foram apenas vendidas 3 unidades em mais de 6h desde a minha compra.
- Junto à hora de jantar, "surpreendentemente", o artigo estava out of stock, portanto nesse curtíssimo espaço de tempo, conseguiram vender um número de artigos mais de 4X superior ao que tinham vendido desde manhã até então, novamente, "surpreendente"!!

Eu fui muito provavelmente a 1ª pessoa a comprar o artigo em questão e não procurei explorar uma oportunidade "bombástica" de preço, comprando várias unidades para revenda e posterior lucro, comprei apenas uma unidade, por forma a suprir necessidades de lazer pessoais. Sou um cliente que por acaso já tinha comprado num passado recente diversos artigos nesta loja (por ex. maq. lavar louça, exaustor, multímetros, estações de soldadura, leds diversos, componentes variados, etc...), e verdade é que até pretendia continuar a o fazer num futuro próximo (placa indução e forno), mas esta "justificação" (ruptura de stock) não me caiu bem, sou forçado a o admitir.

O que aqui escrevi, é comprovável com Timestamps pois tenho provas de que as coisas assim ocorreram às horas referidas.

- Hoje de manhã recebi um email de um funcionário do Departamento Comercial, Manuel Moreira, que dizia o seguinte:
"...devido a crescente procura do artigo solicitado na sua encomenda ocorreu uma rutura de stock que limitou a disponibilidade do artigo desta forma não será possível satisfazer a sua encomenda...", pedindo de seguida os meus dados bancários para devolução do valor.

- Respondi, informando o mesmo funcionário, de que tal era uma "fantasia", mentira pegada, pois eu tinha provas da evolução do stock ao longo do dia e eu teria sido muito provavelmente a 1ª pessoa a adquirir o artigo nesse dia, sobrando ainda bastante stock, e ofereci-me para partilhar as ditas provas.
- Recebo resposta curta em que consta pouco mais do que o seguinte: "...de qualquer forma pode verificar na nossa pagina a salvaguarda a qualquer situação anómala ao normal funcionamento da nosso serviço..."

Ora aqui eu vi-me forçado a pedir que me indicassem onde constava isso no site e como é que esta "patranha" ou tentativa de enganar o cliente, mentindo deliberadamente, se poderia enquadrar na referida "situação anómala ao normal funcionamento de serviço". Chamei ainda à atenção à prática comum de retalhistas e lojas do género em geral, que em situações similares costumam usar de boas práticas e costumes sugerindo ou troca por artigo equiparável, ou se haverá disponibilidade por aguardar até restabelecimento de stock ou até por vezes ofertas e descontos em futuras compras, qualquer coisa para lá de uma mentira descarada precedida de um "desculpe lá"...

- Recebo novamente resposta com total inflexibilidade, pedido dados bancários e ainda dizendo "...tentamos servir todos os nossos clientes com a maior transparência possível". É de louvar de facto esta "transparência".

Para finalizar resta relembrar a data em que nos encontrámos, altura de Black Friday, em que convém se estar prevenido e com disponibilidade financeira para aproveitar bons negócios, e o que esta loja fez foi de certa forma se aproveitar de liquidez alheia pra suprir as suas necessidades e no final decide devolver o mesmo valor como se de um empréstimo SEM JUROS se tratasse, tendo eu perdido o custo de oportunidade. Vai ser mais uma situação a passar incólume?

Data de ocorrência: 23 de novembro 2018
Aquário Electrónica
4 de dezembro 2018
Estimado Utilizador e Cliente,

Gostaríamos, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos, desde já, a situação ocorrida e reportada.
Informamos que a situação que nos reporta foi registada, oportunamente será contactado.

Atenciosamente,
Aquário, SA
10 de dezembro 2018
"...oportunamente será contactado." - Resposta de dia 4 de Dezembro.
6 dias volvidos, nenhum email, mensagem, chamada...cada vez melhor este departamento, continuem com o "bom" trabalho.

Atenciosamente,

F.R.P.
Filipe Pedrosa avaliou a marca
9 de janeiro 2019

Falta de transparência no serviço pós venda. Não assumem o erro quando o mesmo está claramente do seu lado preferindo recorrer a justificações falsas. Não compensam minimamente o consumidor pelo transtorno causado.