Aquário Electrónica
Aquário Electrónica Marca Recomendada
Marca Recomendada

COMO PROGRAMAR UM COMANDO TV UNIVERSAL?

Compraste uma televisão recondicionada sem telecomando? Aquele comando com as teclas desgastadas avariou? Precisas mesmo de um comando novo :)

Provavelmente, sabes que a solução mais prática será optares por um modelo universal.

A questão é que tens dúvidas: não sabes qual escolher ou mesmo como programar um comando TV universal. Uma dor de cabeça… Explicamos-te tudo abaixo!

 

COMO FUNCIONA UM COMANDO UNIVERSAL TELEVISÃO

A maioria dos comandos vem acompanhado de uma lista de códigos incluída nas suas instruções de programação ou configuração.

No entanto, se não tens estas instruções ou não simpatizas com a metodologia de programação por código, existem formas alternativas de fazer a configuração.

 

COMO PROGRAMAR UM COMANDO TV UNIVERSAL POR CÓDIGO

Os comandos universais, nomeadamente os de televisão, são capazes de se ligar a diferentes equipamentos graças a um código numérico de cada fabricante (e por vezes tipo de dispositivo).

Estes códigos são usados ​​para identificar a frequência infravermelha que o dispositivo recebe, sincronizando o comando na mesma frequência para o fazer funcionar em simultâneo.

Assim, a maioria dos comandos universais TV vem acompanhado das instruções e listagem de códigos. No caso do Comando Universal Jollly, por exemplo, encontrará as instruções para programação na página 15 do respetivo manual.

O Comando Universal 4:1 também funciona com programação por código.

Comando Universal 41

Consulta a listagem de marcas do equipamento que se pretende associar ao telecomando. Seguidamente, pressiona a tecla correspondente ao aparelho até que o LED pisque brevemente. Mantém pressionadas as teclas ON/OFF e MUTE até que o LED fique novamente aceso. Finalmente, insere o código numérico previamente consultado, que deverá fazer o LED piscar duas vezes. Testa o correto funcionamento e, se faltar alguma função, testa o código sucessivo.

Não tens o manual de instruções contigo? Pesquisa online! Há várias listagens de códigos disponíveis para te apoiar na programação.

 

PROGRAMAÇÃO POR PESQUISA AUTOMÁTICA

Grande parte dos telecomandos tem um botão de pesquisa (próximo do ON/OFF) que procurará automaticamente a frequência correta do dispositivo mais próximo.

Se o equipamento a controlar estiver ligado, o comando vai manter uma luz fixa enquanto pesquisa a frequência infravermelha correta.

Caso a sincronização for feita corretamente, o código ficará armazenado e o comando funcionará na perfeição!

Em alternativa, podes seguir estes passos:

  1. Liga a televisão a que pretendes associar/programar o comando;
  2. No telecomando, prime o botão destinado ao equipamento TV (no caso de comandos universais para vários dispositivos, podes encontrar botões como TV1, TV2, Aux, Sat, DVD, etc.);
  3. Carrega no botão SET durante alguns segundos para entrar em modo programação.
  4. Nalguns comandos TV universais pode ser necessário pressionar dois botões ao mesmo tempo, como TV1 + Mute;
  5. Pressiona o botão ON/OFF de forma intermitente, para que esta instrução seja enviada ao dispositivo. O LED do comando deve piscar;
  6. Quando a televisão desligar, pressiona o botão OK para memorizar.

 

Exceções à parte, estas etapas funcionam para programar um comando universal sem recurso aos códigos!

 

PROGRAMAÇÃO POR APRENDIZAGEM

Esta é uma opção que funciona à semelhança de uma cópia. Rápida, simples e eficaz!

O Comando Superior Simply Numerico, por exemplo, é um telecomando universal, elegante e intuitivo, para quem gosta de poucas teclas. Para quem gosta de equipamentos práticos, é a opção ideal: as teclas são largas e claramente reconhecíveis. A melhor parte? A programação requer menos de um minuto.

Basta seguir as instruções contidas na embalagem e este comando de autoaprendizagem (por memorização das funções do telecomando original) está pronto a utilizar!

Comando Superior Simply Numerico

ESCOLHER COMANDO DE TELEVISÃO UNIVERSAL

A partir de 2€ e até 8€ encontrarás várias opções de comandos universais na Aquário.

Deves ter em atenção que, dentro da tipologia de comandos universais, existem modelos que são apenas compatíveis para as televisões da mesma marca.

O Comando Para Tv Universal Lg An-Cr400, por exemplo, é um excelente controlo remoto, mas exclusivo para equipamentos LG. O que significa que se tens uma televisão Samsung em casa, esta solução não vai resolver o teu problema.

Assim, certifica-te de que estás realmente a adquirir um comando indicado!

 

EM RESUMO

Comandos programáveis, comandos originais, comandos recetores, comandos universais e comandos multimédia. Na Aquário vais encontrar o controlo remoto que precisas!

Encomenda o teu na loja online ou visita as lojas físicas da Aquário. Se tiveres alguma dúvida, temos uma equipa à disposição para te ajudar!

Até já!


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Aquário Electrónica.