Aquário Electrónica
Aquário Electrónica Marca Recomendada
Marca Recomendada

O que é a televisão 4K? Vê o Mundial de 2022 em Ultra Alta Definição

Com o Mundial 2022 à porta, está na altura de apostares numa televisão 4K. Porquê? Porque a experiência de ver os jogos da seleção nacional será completamente diferente.

Embora se fale muito deste tipo de televisão, a verdade é que poucos sabem do que se trata. É o teu caso? Então, continua a ler o nosso artigo, onde te explicamos tudo o que precisas de saber sobre TVs 4K.

O QUE É A RESOLUÇÃO?

Antes de tudo, é importante saberes do que se trata a resolução quando estás a escolher televisões.

De um modo muito simples, a resolução indica a densidade (quantidade) de pequenos pontos, chamados pixéis, no ecrã.

Os pixéis individuais juntam-se para formar uma imagem que vês no ecrã. Portanto, quanto maior for o número de pixéis, maior será a resolução. Por sua vez, o "K" significa "Kilo" (1000).

Por exemplo, o 4K significa que a televisão atingiu uma resolução horizontal de cerca de 4.000 pixéis.

O QUE É UMA TELEVISÃO 4K?

Em suma, uma televisão 4K é um aparelho tem 3.840 pixéis horizontais e 2.160 pixéis verticais. No total, apresenta cerca de 8,3 milhões de pixéis. 

Quando se vê TVs 4K, é comum as resoluções aparecerem como 3840 x 2160.

Televisão 4K e UHD são a mesma coisa?

Como percebeste, o 4K é um tipo de resolução. Mas, será que é o mesmo que UHD?

O UHD é a abreviatura de Ultra High Definition ou, em português, Ultra Alta Definição. Por sua vez, o 4K é um tipo de resolução UHD. Por isso, quando vires uma televisão 4K ou UHD, fica ciente de que significam a mesma coisa.

Recentemente, existe um outro tipo de televisão UHD, a televisão 8K.

HÁ CONTEÚDO 4K DISPONÍVEL?

Quando as televisões 4K surgiram, não existia muito conteúdo adaptado a esta resolução, fazendo com que muitos consumidores hesitassem em comprá-las. Porém, agora existe muito conteúdo 4K que esta já é uma questão que não se coloca.

Atualmente, existem serviços de streaming 4K, leitores Blu-ray 4K e discos 4K, assim como vídeos UGC filmados com câmaras 4K ou smartphones 4K. Além disso, existem mais de 80 canais a nível mundial com este tipo de transmissão, e quase todos os serviços de streaming contam com filmes e séries em 4K.

 

O conteúdo não é 4K, posso usufruir na mesma da experiência numa televisão 4K?

Claro que seria ótimo se todo o conteúdo gravado fosse filmado em 4K, mas ainda existem muitos conteúdos com menor resolução. Contudo, isso consegue-se resolver graças ao upscaling.

Quando vês um conteúdo FHD de baixa qualidade numa TV 4K, o upscaling trata de aumentar a resolução, converter e otimizar a imagem para ocupar todo o ecrã. Por outras palavras, não só estica a imagem, como também a melhora para o ecrã 4K.

Ao melhorar a imagem, o upscaling reduz o ruído, melhora os detalhes e fornece o contraste e as cores ideais.

5 TELEVISÕES 4K PARA VERES O MUNDIAL DE 2022 EM ULTRA ALTA DEFINIÇÃO

Agora que sabes o que é uma televisão 4K, está na altura de comprares uma para veres todos os teus programas favoritos em Ultra Alta Definição.

Precisas de ajuda para encontrar as melhores televisões 4K? Vê as nossas sugestões!

1. Smart TV Xiaomi Mi P1e 43" 4K Ultra HD Led Wifi

 

Se procuras uma TV 4K barata mas com toda a qualidade, então, esta televisão da Xiaomi é a ideal para ti.

Com tecnologia LED, esta Smart TV 4K tem proporção de imagem 16:9, e os seguintes sistemas de formato de sinal digital: DVB-C, DVB-S2, DVB-T2. Wi-Fi, Ethernet LAN.

2. Smart TV Xiaomi Mi P1e 55" 4K Ultra HD Led Wifi

Se procuras uma TV 4K de 55 polegadas, tens aqui outra sugestão da Xiaomi, com tecnologia de movimento de interpolação: ME/MC (Motion Estimation Motion Compensation).

3. Smart TV Xiaomi 55" 4K Ultra HD Led Wifi Android

 

Esta televisão 4K conta com sistema de formato de sinal digital DVB-C, DVB-S2, DVB-T2, Wi-Fi e Ethernet LAN. 

4. Smart TV Samsung QE55Q60BAUXXC 55" 4H Ultra HD

Com resolução de 55 polegadas, esta TV 4K da Samsung conta com tecnologia de apresentação QLED. Por isso, ver os jogos do Mundial 2022 com esta televisão será, certamente, muito emocionante!

5. Smart TV Samsung UE65TU7025K 65" 4K Ultra HD Led

Por último, uma televisão 4K com 55 polegadas e com tecnologia de movimento de interpolação: PQI (Picture Quality Index) 2000. Há melhor forma de ver os jogos da seleção nacional?

Continuas com dúvidas sobre televisões 4K? Contacta-nos!

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Aquário Electrónica.