Mediação Imobiliária - Agentes
Arcada Prime - Mediação Imobiliária, Lda

Arcada Imobiliária - Reserva de imóvel

Anabela Gomes apresentou a reclamação
24 de junho 2020
A Imobiliária Arcada Aveiro, recebeu por transferência Bancária o valor de 2500€ para a reserva de uma moradia em Bomsucesso, Aradas, Aveiro. Descobri uma semana depois que o imóvel entretanto já teria o contrato de promessa de compra e venda assinado com outra pessoa e que me mantinham para 2ª opção caso o empréstimo não fosse concedido à primeira pessoa. Ainda não me devolveram o dinheiro.
Data de ocorrência: 24 de junho 2020
2 de julho 2020
Conforme já foi explicado aos clientes, o que eles realizaram foi tão só uma proposta de compra de um imóvel a 06.06.2020. É regra do Grupo Arcada que as propostas têm que ser acompanhadas da entrega de um valor pecuniário (2.500,00€) para poder ser considerada «realizada», para todos os efeitos legais. Essa entrega do valor apenas foi concluída por transferência bancária a 15.06.2020. Existia já outra proposta de outros interessados para o mesmo imóvel, no entanto por um valor inferior, pelo que foi informado aos clientes reclamantes, que a mesma poderia vir a ser rejeitada. Entretanto, a mesma foi renegociada e aceite pelos proprietários, encontrando-se neste momento, também a aguardar a aprovação do financiamento bancário, razão pela qual ainda não foi celebrado CPCV, pelo que, em teoria, ainda é passível de não ser «fechado o negócio». Este compasso de espera já foi, pela Arcada, explicado aos reclamantes. Em consequência deste atraso, os reclamantes pediram explicações, as quais lhes foram prestadas. Uma vez exigirem uma decisão definitiva em relação ao assunto, e visto que ainda tal não é possível, o valor da quantia transferida para formalização da proposta, foi-lhes devolvido.
2 de julho 2020
A explicação da mesma não foi aceite por nós, por ser descabida. E por ter recebido os seguintes e-mail's por parte da mesma:
"Conforme combinado segue lista dos documentos que são necessários para a colega fazer a qualificação e pedir simulações.
Peço-lhe que envie para o seguinte email:
Terão de ser enviados para esta colega, pois é ela que trata com os bancos e por causa da protecção de dados."
"Boa tarde Da Anabela,

Falei com o colega que já falou com os proprietários e em relação às mobílias ela disse que depois reuníamos e víamos o que vos interessa.
O valor que vai ter disponível são os 2500€?
Já enviou os documentos para a minha colega?
Se não o fez, envie-os por favor para começarmos a falar com os bancos, se não vamos atrasar o processo desnecessáriamente.

Aguardo feedback."

Isso não era uma proposta, mas sim uma reserva, enquanto se tratava do empréstimo e nós assinavamos a escritura da casa actual, que está marcada e nós não temos para onde ir. Tivemos perdas graves e queremos ser ressarcidos das mesmas, Estive um mês inteiro sem procurar outra casa, uma vez que já tinha uma reservada.
10 de julho 2020
De referir o seguinte: o pedido de simulações de financiamento por parte da Arcada, correspondeu a um pedido dos clientes, para que pudessem confirmar ou não a sua capacidade para a aquisição proposta.
Inseriu-se no procedimento de qualificação bancária, no âmbito da intermediação de crédito.
Não significa que a Arcada tratou do processo bancário. O e-mail é tão só o envio da lista dos documentos necessários, conforme havia sido solicitado pelos clientes e combinado com a consultora. Há um trabalho prévio de qualificação e análise do perfil dos clientes. Não se chegou, naturalmente, a tratar do empréstimo.

Em relação às mobílias, mais do mesmo: foi levantada a questão pelos clientes reclamantes, a consultora colocou-a aos proprietários e, posteriormente, seria um assunto a resolver. Nunca ninguém garantiu o que quer que fosse.

A proposta destes clientes reclamantes era, como bem sabem, condicionada à aprovação do pedido de crédito.
Caso não fosse aprovado, os proprietários teriam que lhes devolver o sinal e o CPCV a celebrar, seria dado sem efeito. Estes seriam os termos do negócio.
Os proprietários não aceitaram esta proposta feita desta maneira, com esta incerteza.

Temos apenas a lamentar o atraso na resposta dada pelos mesmos, facto ao qual a Arcada é alheia.
10 de julho 2020
Nós não pedimos nenhuma simulação, apenas enviamos os documentos a pedido da imobiliária, para dar inicio ao processo de empréstimo.
A nossa proposta ficou em 2º lugar, como garantia, caso o empréstimo dos 1ª proponentes fosse recusada e com isso passamos quase 1 mês sem procurar outra moradia. Neste momento estou a residir numa moradia que já não é minha e os compradores (actuais donos) querem mudar-se para a SUA residência. Ou seja não temos par onde nos mudar.
É de total irresponsabilidade tratar assim a vida de uma família. Terei que ir pagar uma renda de 90 a 1200 €, enquanto procuramos e tratamos do processo de aquisição da mesma.
Vocês Não tem razão e fizeram asneira, assumam isso de uma vez.
10 de julho 2020
«A nossa proposta ficou em 2º lugar, como garantia» - tal e qual.
Ficou em 2º lugar, a vossa proposta.
Aguardando o resultado da primeira proposta, que entretanto demorou por motivos que nos são estranhos.
Entretanto devolvemos o valor entregue para aceitação da proposta, a V/ pedido.
A imputação de prejuízos à Arcada é descabida, ofensiva e ilegítima.
O prejuízo alegadamente sofrido é o risco inerente à proposta, e os reclamantes provam nesta resposta que estavam cientes desse risco, dessa eventualidade, pois ninguém lhes deu garantia de nada.
O assunto, da nossa parte, está resolvido.
Continuamos ao dispor para auxiliar na procura de uma outra solução,
Cumpts.
13 de julho 2020
Vocês estão a fugir ao ponto da minha queixa. Deram a entender que a minha proposta seria aceite. Fiquei do dia 6 ao dia 22 a acreditar que tinha uma casa para comprar e parei a minha busca por outra opção, ou seja perdi um tempo precioso. vocês não me disseram que a minha proposta estava em 2º lugar, não me avisaram que havia uma renegociação sobre a 1ª proposta e que a minha ficaria a aguardar o resposta do banco sobre o empréstimo. Eu tinha a moradia reservada com a entrega em numerário da 2.500€ (uma reserva é uma reserva), não existe a reserva da reserva.
Foi a Arcada que me Enganou/Iludiu, são vocês que tem que me ressarcir das perdas monetárias e psicológicas. Eu já estava a realizar compras para a casa.
19 de dezembro 2020
Continuo a aguardar que resolvam a situação. Não posso deixar passar em branco. O que eles fazem é crime
21 de dezembro 2020
Ex. Ma Senhora,

A sua insistência é incompreensível, até porque se funda em considerações vagas.
Pior ainda, a sua insistência é injuriosa - «o que eles fazem é crime».
Chamamos a atenção para esse facto, pois é potencialmente gerador de responsabilidade criminal para quem emite declarações com esse teor.
Reiteramos: o assunto, da nossa parte, está resolvido e todas as questões foram cabalmente expostas e explicadas, com transparência e objetividade.

Cumpts.
22 de dezembro 2020
Ex. Ma Senhora,

Uma vez que a Senhora também apresentou queixa junto do IMPIC, IP., pelos mesmos factos e com o mesmo propósito (denegrir a imagem idónea e a credibilidade da marca Arcada junto da opinião pública), aproveitamos a visibilidade que V. Exa pretende dar ao assunto e transcrevemos o teor do despacho com a decisão do IMPIC, IP. no âmbito do processo de averiguações aberto com a V/ queixa:

«Exmos. Senhores,

Na sequência da receção nestes serviços da queixa efectuada pela Sr.ª ANABELA GOMES , contra a empresa “ARCADA PRIME - MEDIACAO IMOBILIARIA, LDA “e da subsequente abertura do respectivo procedimento de averiguações, registado com a referência Q/913/M/2020 e das diligências de investigação efetuadas pela Direção de Inspeção do IMPIC, I.P. no seu âmbito informa-se V. Exa. do seguinte:

- Do teor e elementos coligidos não resultaram indícios da prática de qualquer ilícito contraordenacional, previsto no regime jurídico da atividade de mediação imobiliária – Lei nº15/2013, de 08-02 ou em qualquer outro diploma cujo sancionamento incumbe ao IMPIC, I.P, desta forma, informa-se que o procedimento de averiguações foi encerrado e o processo de reclamação foi arquivado, por despacho do Vogal do Conselho Diretivo de 21.12.2020.

A presente notificação por via eletrónica cumpre o disposto no nº 3, artigo 63º do Decreto-Lei nº 4/2015, de 07 de janeiro ( NCPA - Novo Código do Procedimento Administrativo) porque é remetida para o endereço de correio eletrónico existente no formulário de licenciamento.

Com os melhores cumprimentos»