Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação formal relativa à recusa de emissão de fatura referente a uma compra efetuada no dia 28 de abril de 2025, às 05h54, na máquina de vending nº 9102, localizada no Aeroporto de Lisboa. A compra consistiu numa garrafa de água no valor de 2,30€.
No momento da compra, constatei que a máquina não disponibilizava qualquer forma de emissão de fatura. De imediato, enviei um e-mail para a empresa responsável, solicitando a fatura com o NIF da minha empresa, mas nunca obtive qualquer resposta.
Mais recentemente, ao contactar a vossa linha de apoio, foi-me indicado que a vossa empresa está isenta de emitir faturas, o que não corresponde à realidade legal vigente. De acordo com o artigo 29.º do CIVA, todas as transmissões de bens e prestações de serviços estão sujeitas à obrigação de faturação, sendo que, quando a fatura é solicitada, esta deve obrigatoriamente ser emitida, mesmo em operações realizadas através de máquinas automáticas.
Desta forma, solicito que me seja emitida com urgência a respetiva fatura.
Aguardo o vosso contacto, caso não obtenha resposta a esta reclamação, reservo-me o direito de apresentar queixa junto da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Mendes
Data de ocorrência: 28 de abril 2025
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.