AREP - Associação dos Reformados da EDP/REN
AREP - Associação dos Reformados da EDP/RENN/A
  • Rua Barata Salgueiro, 28 - 2º
    1250-044 LISBOA
  • arep.dll@gmail.com

AREP - Associação dos Reformados da EDP/REN - Reembolsos de despesas médicas e de saude

Maria Natália Mariano Cardeira
Maria Cardeira apresentou a reclamação
12 de novembro 2020 (editada a 7 de dezembro 2020)
A Sã Vida é uma das Empresas do Grupo EDP que presta serviços de saúde e complementares aos Trabalhadores Reformados das Empresas EDP. Nesta pandemia todos os serviços passaram a ser não presenciais, como recomendado governamentalmente. Passou tudo a ser tratado por via virtual. No entanto, os reformados têm particularidades e necessidades dos serviços, que não são compatíveis com um tratamento virtual. Um desses serviços é o pedido de reembolsos das despesas efectuadas, porque temos que enviar os comprovantes dessas despesas. Existe um aviso, na porta de entrada da Sede desses serviços, que diz : "Os reembolsos são exclusivamente atendidos por via postal, para o Apartado ........ . O meu exemplo pessoal é o seguinte: tenho 68 anos de idade, sofro de algumas doenças crónicas, entre as quais hipertensão e colesterol muito alto e outras patologias oriundas dum acidente muito grave, que sofri há 6 anos e devido a isso até era para ter sido operada à coluna há uns meses, mas foi adiada a cirurgia. Eu tenho andado muito confinada e quase não vejo os meus 2 filhos, devido a ser uma pessoa de risco nesta pandemia. Se tenho para obter algum reembolso, que enviar os documentos pelos CTT, terei que me expor ao vírus , indo aos CTT comprar os selos para enviar as cartas e ter de gastar dinheiro nisso, quando antes, ia ao balcão e deixava lá o envelope, sem mais qualquer franquia.
Fui tentar enviar por email para um endereço, que nos disponibilizaram muito antes da pandemia. Sucedeu que como eu não tenho impressora , nem outros meios informáticos, recusaram tudo e devolveram-me com a mensagem : " Estimado utente,
Informa-se que todas as imagens que nos remeteu, encontram-se em branco.
De futuro para o envio de reembolsos, via mail, deverá ter em conta o seguinte:
1. No Assunto do email deve sempre vir identificado o Nº de utente - PedidosReembolsoDespesasMedicas
2. As imagens enviadas devem seguir as regras do envio do papel - Pedido de reembolso; guia; fatura; Relatórios médicos (quando aplicável), etc, num único PDF e tendo como título o nº de utente
3. Em cada email só deve ser enviada uma fatura, caso venha mais do que uma o mesmo será devolvido. Toda a documentação devidamente preenchida e digitalizada deverá ser enviada para o email: edpsavida.reembolsos@edp.pt
NOTA: Solicitamos que, para sua salvaguarda, guarde toda a documentação original remetida por esta via."
Ora, eu pergunto: como é que faço para ter os documentos num só e único PDF? Onde existe ou obtenho equipamentos que façam isso num PDF? E eu lá sei fazer isso ? Eu não tenho formação suficiente para fazer esses procedimentos agora exigidos...!!!!
Mas actualmente como o posso fazer isso tudo EXCLUSIVAMENTE ou por via CTT ou em alternativa com todas estas exigências? Existe uma cx. para a correspondência da Sã Vida, ou não é verdade? Então porque é que não nos oferecem a hipótese de usar essa caixa do correio, que até pode ser usada por alguém da nossa família, que nos possa fazer o favor de levar até lá as cartas com os documentos?
Data de ocorrência: 12 de novembro 2020
4 de dezembro 2020
Esta reclamação foi parar à AREP, porque sou reformada da EDP. Achei que a AREP devia ter interferência junto da EDP, para uma situação que acontece com todos os reformados como eu.
A AREP é uma IPPSS. Tem nos seus Estatutos, como grandes objectivos, apoiar os Reformados da EDP e REN. Eu não consigo reunir com a EDP, para solicitar uma melhoria de métodos. E a AREP tem muitas reuniões com a EDP. Por isso eu coloquei a AREP neste envolvimento, a fim de me poder representar junto da EDP.
7 de janeiro 2021
A AREP, como Associação de Reformados das empresas EDP e REN, acho que deveria interceder pelos reformados, que pagamos a quota religiosamente, para que haja uma oportunidade fácil e acessível, de obterem os reembolsos das despesas médicas .
12 de fevereiro 2021
A AREP é a Associação dos Reformados da EDP e REN e podia prestar mais atenção aos seus associados, do que aquela que aparenta prestar. Por exemplo, telefonam sempre no dia de aniversário dos associados! Muito bem e muito agradecida pela gentileza. Mas é manifestamente muito pouco, não concordam?
20 de fevereiro 2021
A AREP, como entidade que tem quase só sócios reformados, ou eu penso que é assim, deve interferir junto da EDP e principalmente, junta de uma das suas empresas - a SÃ VIDA - S.A.
Maria Natália Mariano Cardeira
Maria Cardeira avaliou a marca
17 de agosto 2021

A EDP SÃ VIDA afinal está divida em 2 DEPARTAMENTOS, a saber (que eu não sabia até agora): SÃ VIDA - POSTO MÉDICO e CONSULTAS e outro denominado REEMBOLSOS. As minhas reclamações são para a EDP SÃ VIDA REEMBOLSOS. Este último Departamento não é nada amistoso e devolve quase tudo e sem contactar o utente, que paga uma QUOTA MENSAL (descontada directamente no nosso ordenado). Devolve quase tudo e o utente que se "amanhe", quer seja entendido em documentação digital ou quer seja iletrado em documentação digital. Esses aspectos não lhes interessam PARA NADA!!! DESENRASQUEM-SE e pronto!