ARS Norte, IP

ARS Norte - Gravidez e falta de vagas para consultas de maternidade em braga

Ana Teixeira
Ana Teixeira apresentou a reclamação
24 de março 2019
Estou há mais de um ano a aguardar numa lista de espera que me seja atribuído um médico de família na cidade de Braga, e até ao dia de hoje não recebi nenhum tipo de contacto. Infelizmente faço parte da lista dos "sem médico" (é assim que nos chamam). Resido na cidade de Braga, na freguesia de S.Victor há cerca de 4 anos, não tendo carta de condução, tanto eu como o meu companheiro, sempre que temos algum problema de saúde vamos ás urgências do hospital ou deste centro de saúde (Unidade de Saúde Paulo Orósio )por oferecer um serviço de urgências aos "sem médico", e por ser próximo da nossa área de residência. Neste momento estou grávida de 27 semanas,e tenho sido "acompanhada" neste centro de saúde por médicas e enfermeiras que estão de serviço nos dias em que tenho consulta (já tive consulta com duas médicas diferentes, não existiu um seguimento continuo por apenas uma médica). Necessito com alguma urgência que me seja administrada duas vacinas que devem ser dadas até às 28/32 semanas de gravidez como me foi explicado anteriormente por uma enfermeira deste centro de saúde(vacinas da tosse convulsa e imunoglobulina),e tendo em conta isto, tentei entrar em contacto por via telefone com este centro de saúde para marcar consulta por diversas vezes e a diferentes horas do dia, mas nunca fui atendida. Decidi assim ir pessoalmente ao centro de saúde, mas deparei-me com uma situação grave, não existem vagas para consultas até ao mês de Maio, ou seja, teria que dar estas vacinas fora do tempo onde são eficazes. Além da vacinação, também preciso que alguma médica ou enfermeira veja as análises do segundo trimestre que fiz ao sangue/urina, para entender se está tudo bem. Foi-me aconselhado ainda inscrever-me em um centro de saúde que está fora da cidade, e que em transportes públicos demoro cerca de 20/30 minutos a chegar, porque há uma médica nova que está a aceitar novos utentes, e assim o fiz, mas ao chegar lá foi-me informado pela administrativa que só a partir de Abril essa médica ia começar as suas funções (ou seja, mais uma vez estaria fora do tempo). Existem vários centros de saúde próximos da minha casa, sendo que um está a 5 minutos a pé de minha casa, mas devo deslocar-me a outro, em transportes públicos fora da cidade? Se a saúde é um direito, porque me está a ser negado os cuidados mínimos e nesta situação "delicada" ? Uma gravidez não é uma constipação, exige um acompanhamento e cuidados específicos. Espero que a minha situação seja resolvida o mais rápido possível, e que fiquem atentos ao que se passa na cidade de Braga, porque sei que não sou caso único.Obrigada
Data de ocorrência: 24 de março 2019