11.2
ASAE11.2
Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
  • Av. Conde de Valbom, 98
  • correio.asae@asae.pt

ASAE - Regras de higiene e atendimento em «restaurante»

Francisco Gutierres apresentou a reclamação
22 de novembro 2020 (editada a 11 de março 2021)
RESTAURANTE «O REPUXO», Avenida Aureliano M Fernandes, 7750-320, Mertola 7750-320, PortugaL, de Mestre & Dias, Lda.
No passado dia 19/11/2020, parei para jantar no restaurante acima referido. O mesmo estava completamente vazio, com excepção de alguns clientes que estavam ou ao balcão ou sentados na parte reservada a taberna. Para minha surpresa, colocaram-me numa mesa na «taberna», sem terem desinfectado nem a mesa nem a cadeira onde acabei por sentar-me. As únicas regras de higiene prescritas pela DGS foram os talheres que se apresentavam num envelope fechado e o empegado com a respectiva máscara.Como entrada, pedi uma tapa de presunto, acompanhada de pão, azeitonas e pedi igualmente uma garrafa de vinho tinto 375 ml marca «Bombeira do Guadiana», e como o prato do dia era cozido à portuguesa, pedi meia dose, que deixei quase toda no prato tal era a quantidade de gordura que a mesma continha. Como não tinha ficado devidamente saciado, acabei por pedir mais uma tapa de presento, tendo terminado com um café descafeinado. Quando estava para abandonar o «restaurante», verifiquei que a parte reservada a restaurante apenas tinha uma mesa ocupada, pelo que pedi explicações por que razão me tinham colocado na taberna, se o «restaurante» continuava vazio. Foi-me respondido que tinham as outras mesas reservadas para outros clientes, sem mais … Pedi o Livro de Reclamações, que me foi negado, e foi-me respondido que podia fazer a reclamação na Internet. Pedi a conta, que me foi apresentada num ticket de caixa, no montante de 31,70 euros. Solicitei que me fosse fornecida uma factura com o meu NIF, o que me foi recusado, alegando que devia ter pedido antes. A única prova que tenho da minha triste passagem por aquele «restaurante» é o documento que prova o pagamento via multibanco do montante de 31.70 euros emitido pela empresa Mestre e Dias, Lda., que junto a esta reclamação.
Data de ocorrência: 22 de novembro 2020
12 de dezembro 2020
Até a data de hoje, dia 12/12/2020, não recebi qualquer resposta da marca, passados que são já VINTE DIAS da minha reclamação.
20 de dezembro 2020
Até ao momento, não recebi qualquer comentário da empresa Mestre & Dias, Lda., proprietária do Restaurante «O REPUXO», em Mértola, referente a uma reclamação por mim apresentada em 22/11/2020. Passados que são os habituais quinze dias - estando a aproximar-se dos 30 dias - para obter uma satisfação da entidade contra quem apresentei uma reclamação, julgo que é chegado o momento para a entidade reguladora intervir.
4 de janeiro 2021
25 de janeiro 2021
Ainda não obtive qualquer resposta relativa a esta reclamação. Penso que é chegado o momento de a entidade reguladora - a ASAE - ser informada desta reclamação, pois a entidade reclamada não reagiu a esta reclamação nem tempo útil nem sem ser em tempo útil. Será que terei que ir denunciar esta situação nas redes sociais e nos jornais? Aliás, tenho mais duas reclamações efectuadas depois desta, em que as empresas reclamadas são o Hospital CUF Santarém e a VODAFONE, sem qualquer seguimento. Cada vez estou mis convencido que de nada serve utilizar este canal. Da próxima vez que receba este tipo de perguntas sobre este mesmo assunto, não terei outro remédio que não seja recorrer as redes sociais informando que este canal E UMA * PROIBIDO *.
25 de fevereiro 2021
RECLAMAÇÃO NÃO RESOLVIDA