Ascendi - Coima injusta

Philip Tootill apresentou a reclamação
10 de novembro 2020
Venho por este meio escrever-lhes a propósito de duas multas que apareceram na minha conta do portal das finanças a 24 de outubro de 2020. São ambas referentes a multas por falta de pagamento de taxa de portagem (SCUTS): uma de março de 2019 - no valor de 3,2€ (processo 33872020060000050719) -, e outra de fevereiro de 2019 - no valor de 1,50€ (processo 33872020060000050700).

Dadas estas infrações, as coimas aplicadas inflacionaram para 163,25€ e 88,25€, respetivamente. Antes de ter o sistema de Via Verde operacional, fui aconselhado a utilizar a aplicação dos CTT para pagar as portagens e SCUTS. Apesar das complicações com o sistema de pagamento por esta via, fi-lo sempre que me foi possível verificar a existência de dívidas durante o curto espaço de tempo em que a informação fica disponível na aplicação supra referida (5 dias, sendo que o apenas fica disponível 2 dias depois da passagem pela SCUT). Mais acrescento que recebi multas por correio, meses depois das ocorrências e por não ter pago a tempo pelos CTT, que paguei de imediato. Neste sentido, fiquei em choque com a chegada destas multas, cujas cartas com notificação nunca vi.

Assim, acredito que fica claro que a falta de pagamento destas taxas - que estavam ocultas até hoje -, não terá sido de todo intencional. Muito pelo contrário, fiz sempre tudo o que estava ao meu alcance para efetuar todos os pagamentos em falta a tempo para que o valor não inflacionasse. Estes encargos administrativos chegaram sem qualquer aviso prévio e, por isso, estou profundamente alarmado. Tendo sido devidamente avisado, teria pago o valor em falta sem qualquer hesitação. E, claro está, não quero correr o risco de acumular multas.

Neste sentido, vou também enviar esta mensagem ao Provedor-Adjunto da Justiça e à Deco Proteste.

Gostaria de solicitar, também, que me indicassem se existem, ou não, mais multas, coimas ou encargos relativos ao meu carro: 50-41-MI. Mais avanço que, existindo, pretendo pagar qualquer encargo que exista o mais rapidamente possível.

Por outro lado, estas multas são exorbitantes e um forma de extorsão, visto que fiz todos os esforços para cobrir toda e qualquer despesa inicial. Neste sentido, solicito de vossa parte uma hipótese racional e razoável de liquidar qualquer valor que exista em falta antes de ser confrontado, de repente, com estas multas pesadíssimas.

Grato desde já pela atenção.

Data de ocorrência: 10 de novembro 2020
18 de dezembro 2020
Este assunto ainda não foi resolvido. Só recebi o aviso se a sua recepção há 7 dias atrás, e enviei-lhes os documentos de identificação solicitados.

Portanto, ainda estou esperando, esperando uma resposta positiva.
Ascendi
5 de maio 2023
Caro cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiência.

Lamentando o tempo decorrido, consideramos que a situação apresentada já se encontra resolvida.
Contudo, caso exista alguma outra questão, não hesite em contactar-nos novamente. Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional através do nosso site (www.ascendi.pt/contacto). Em alternativa, pode usar a nossa linha de apoio a clientes (229 980 200).

Melhores cumprimentos,
Equipa de Apoio ao cliente Ascendi