Ascendi - Práticas de extorsão

Pedro Lopes apresentou a reclamação
18 de novembro 2016

Enviei há poucos minutos atrás para a referida empresa a seguinte mensagem que retrata a situação:
Exmos.,
Venho por este meio pedir, caso seja possível, imagem que comprove que a minha viatura (96-XX-76) passou na portagem "Portela" e saíu na mesma portagem "Portela" no dia 21 de Julho de 2016 às 12h30 tal como referido na infracção nº 140049143881 que recebi hoje por carta registada.

Tenho a certeza absoluta que não passei em tal local nem nesse dia, nem sequer este ano ou esta década. Resido no Algarve e nesse dia, tanto eu como a minha viatura nos encontrávamos no Algarve. Se não tivesse a certeza absoluta pagava a infracção e nem vos contactava, tal como já me aconteceu com a Via Livre em passagens que alegadamente fiz na scut da Via do Infante, uma vez que como resido junto à mesma confio que quando me enviam alguma infracção é efectivamente porque terei passado na scut e não terei pago nos correios atempadamente.

Na A24 tenho a certeza absoluta que não passei e, como tal, gostaria que me enviassem prova disso. E já que vejo que se pode requerer um "Pedido de Imagens da Viagem", peço-vos encarecidamente que me facultem as imagens uma vez que me preocupa a possibilidade de este "erro" voltar a repetir-se ou, pior, que terceiros estejam a usar de alguma maneira a minha matrícula para se absterem de pagar portagens.

Nem é tanto pelo valor (4,26€), uma vez que é um valor reduzido que não terei problemas em pagar, está-me a sair bem mais caro que 4 euros o tempo que estou a perder a enviar-vos este texto, mas temo que esta situação se possa voltar a repetir e por isso peço-vos encarecidamente esclarecimentos e, se possível, provas concretas (que bem sei que não existem). A minha viatura (96-XX-76) é marca XXXXX, modelo XXX, cor azul. Queiram por favor confirmar se é esta a viatura que figura nas imagens.

Como prova da minha convicção relativamente à veracidade de tudo aquilo que aqui foi relatado, comprometo-me a pagar-vos 1.000 euros caso consigam fazer prova de que a minha viatura passou na A24 no mês de Julho de 2016.

Por outro lado, já agora, esclareçam-me por favor se uma entrada em "Portela" e uma saída em "Portela" é possível ou se será também equivoco. Pois nas scuts que conheço em nenhuma é possível entrar e sair no mesmo local.

Aguardo uma resposta dentro do prazo limite que me é imposto para o pagamento da alegada infracção.

Com os meus melhores cumprimentos,

__________________

Nota: dados pessoais censurados com "XXXX" por motivos de privacidade.

Data de ocorrência: 18 de novembro 2016
24 de novembro 2016
Venho por este meio dar esta reclamação como resolvida, uma vez que recebi resposta por email da parte da empresa em questão. Esta foi a resposta:

"
Estimado Cliente,

Obrigado por nos ter contactado.

Houve uma falha na identificação da matrícula

As fotografias dos veículos que passam pelos pórticos de cobrança são analisadas automaticamente. No entanto, houve um problema com a leitura da fotografia tirada em 21.06.2016. Quando recebemos a sua reclamação, verificámos novamente a fotografia e confirmámos tratar-se de outro veículo, pelo que corrigimos a situação.

O seu assunto está resolvido

Pedimos-lhe que ignore a notificação n.º 361010253. Não tem de pagar o valor indicado nessa notificação nem precisa de fazer mais nada.

Lembre-se do seu número de processo

Sempre que entrar em contacto connosco para tratar deste assunto, diga-nos o número de processo que indicamos no assunto desta comunicação. Ao fazê-lo, ajuda-nos a responder-lhe mais rapidamente.

Estamos ao seu dispor para outros esclarecimentos

Se necessitar de falar connosco, estamos disponíveis 24 horas por dia através do nosso site (www.ascendi.pt/contacto). Em alternativa, pode usar a nossa linha de apoio a clientes (707 20 25 25).

Com os nossos cumprimentos,

Apoio a Clientes

Ascendi"
Pedro Lopes avaliou a marca
16 de outubro 2017

Assumiram o erro e retiraram a notificação.