ANN - Assistência a Nível Nacional

José Carlos Proença Garcia
José Garcia apresentou a reclamação
9 de abril 2019

Á ANN – Assistência a Nível Nacional - geral@ann.pt
Á Vulcano – (enviado por formulário da página)
Ao portal da queixa

Exmos Srs
Sou possuidor de um esquentador da marca Vulcano, modelo wr440-3kv1, que durante anos funcionou sem problemas.
Há cerca de uma semana reparei que “pingava”, não dos tubos de entrada e de saída de água mas do bloco de água.
Pesquizando na internet assistência técnica da marca, encontrei uma referência e entrei em contacto com o que mais tarde descobri ser uma empresa de assistência multimarca, a ANN.
Fui informado que a assistência custaria 80 euros mais Iva e marcou-se a deslocação da assistência à minha residência. No dia marcado, 03/04/2019, mas com 20 minutos de atraso chegou um técnico que, simplesmente olhando para o aparelho sem a tampa, me disse que tinha que ser substituído o “bloco da água” e, também, cerca de 20 cm do tube de escape. Inicialmente disse que tinha a peça no carro. Perguntei quanto ficaria a reparação e respondeu cerca de 70 a 80 euros mas que a empresa iria enviar um orçamento. Entre a chegada a casa, o preenchimento de um documento com os dados do equipamento e do “material em falta” e a referência ao valor pago, descriminado por taxa- 40euros; deslocação- 40 euros; total com iva 98,40. Ser-me-ia enviado posteriormente o recibo com NIFs.
Em 04/04/2019 recebo via e-mail um orçamento onde são referidos 137,09 euros de material, 80 euros de serviço técnico (colocação do material, testes de conformidade, limpeza do aparelho), um desconto de 40 euros, um total de 117,09 euros e que com iva passava a ser de 217,82 euros. Referia ainda que “Encomenda de peças e equipamentos será previamente cobrado 50% do valor total. O pagamento prévio é condição necessária para confirmação de encomenda.
O NIB ao qual poderá fazer a transferência é...”.
Perante este valor muito longe do que me foi referido presencialmente pelo técnico questionei por e-mail se não tinha havido engano e foi-me respondido qu “os valores indicados estão correctos”. Assim com um gasto a aproximação do custo de equipamento novo, resolvi desmontar o referido “bloco da água” e tentar perceber porque razão havia fuga de água. Encontrei alguma sujidade que impedia um embolo com formato de pionês de obstruir completamente um orifício. Procedi à limpeza de todas as peças do referido modulo, remontei e... não mais pingou.
Sinto-me pois:
a) defraudado porque, não sendo técnico, no mesmo tempo que o técnico passou na minha casa resolvi o problema mas “pondo as mão na massa” e não gastei 80 euros mais iva;
b) que fui alvo de tentativa de “enriquecimento sem justa causa” por parte da empresa, através dos elementos envolvidos (técnico e serviços administrativos) ao tentar que eu gastasse, além dos 80 euros mais iva, ainda 177,09 mais iva para a substituição de peças, afinal provei serem desnecessárias.
Assim,
1) aguardo que a ANN me devolva os 80 euros mais iva de uma prática tipo doutoral mas primária, incompetente e incorrecta;
2) aguardo que a Vulcano retire a esta empresa a possibilidade de anunciar que faz manutenção oficial da marca

Com os melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 9 de abril 2019
José Garcia
10 de abril 2019
Para completar a informação acima, acrescento o e-mail hoje recebido da Vulcano:
Exmo. Sr. José Garcia,
No seguimento da sua exposição, cumpre-nos confirmar que a empresa de assistência que contactou (ANN – Assistência a Nível Nacional) não faz parte da nossa rede de Postos de Assistência Técnica Autorizados, pelo que não nos é possível assumir quaisquer responsabilidades pelos atos cometidos e/ou valores cobrados, pelo técnico em causa.
Para situações futuras em que necessite uma assistência para equipamentos Vulcano, poderá contactar-nos através dos contactos indicados abaixo, sendo que o serviço será encaminhado para o assistente oficial da marca da sua zona de residência.
Vulcano: 808 275 325
servicos.posvenda@pt.bosch.com
Boa tarde

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente ANN
José Garcia
22 de abril 2019
Continuo a aguardar uma justificação válida e uma alteração das informações prestadas aos clientes - telefónica e nas páginas da internet- referindo que os 80 euros mais IVA se destinam somente a que um elemento da empresa vá VER o que HIPOTETICAMENTE se passa sem usar chaves de parafusos ou outra ferramenta, i.e. sem sujar as mãos.